Interpretação de texto: O criador de Garfield – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o criador do Garfield. Vamos conhecer a história do Jim Davis? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Jim Davis

    James Robert Davis nasceu em 28 de julho de 1945 em Marion, Indiana (EUA). Filho de fazendeiros, tinha um irmão, e cresceu cheio de responsabilidades no campo e em meio a muitos gatos. Quando era pequeno, desenvolveu asma e teve que passar boa parte do tempo dentro de casa. Um dia, quando sua mãe percebeu que Jim estava entediado, deu a ele um lápis e um papel para distrai-lo. Um dos primeiros desenhos de Jim foi uma vaca.

    A partir desse momento, não parou mais de desenhar. Já melhor da asma, matriculou-se na Fairmount High School e posteriormente mudou-se para a cidade grande, a fim de cursar Administração e Artes na Ball State University. O talento de Jim logo foi notado por uma agência de publicidade, que o contratou logo após se formar. Mas a grande descoberta foi mérito do cartunista Tom Ryan, que precisava de um assistente e contratou Jim. […]

    Sua primeira criação foi uma tira cômica. A “Gnorm Gnat” incluía uma variedade enorme de insetos, mas sua publicação durou apenas cinco anos, pois não teve grande apelo frente ao público. Foi então que começou a prestar atenção nas tiras que estavam fazendo sucesso e se deu conta de que havia muitos cães como personagens, mas nenhum gato. Começou, então, a desenhar gatos, usando como modelo os 25 gatos com os quais conviveu na fazenda. O modelo mais engraçado foi um meio gordo, que ele chamou de Garfield em homenagem ao seu teimoso avô, James Garfield Davis. Em um primeiro momento, Garfield era o coadjuvante da tira de Jon, um cartunista, até Jim se dar conta de que Garfield tinha as melhores possibilidades de piadas. Em dois anos, a tira chamou a atenção de alguns jornais e, em junho de 1978, Garfield aparecia em 41 jornais dos Estados Unidos, incluindo Boston, Dallas e Chicago. A popularidade do gato cresceu. Em 1987, a tira estava em 2 mil jornais. E, atualmente, é publicada no mundo inteiro, em mais de 2,6 mil jornais. Aproximadamente 263 mil pessoas leem a tira diariamente. […]

Disponível em: <https://www.lpm.com.br/>. (Com adaptações).

 

Questões

 Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Em “Filho de fazendeiros, tinha um irmão, e cresceu cheio de responsabilidades no campo e em meio a muitos gatos.”, o texto refere-se ao:

 

 

Questão 3 – Na passagem “Quando era pequeno, desenvolveu asma e teve que passar boa parte do tempo dentro de casa.”, a expressão grifada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma promessa.

(     ) uma necessidade.

 

Questão 4 – No segmento “Um dia, quando sua mãe percebeu que Jim estava entediado, deu a ele um lápis e um papel para distrai-lo.”, os termos sublinhados:

(     ) retomam Jim.

(     ) apresentam Jim.

(     ) caracterizam Jim.

 

Questão 5 – No fragmento “O talento de Jim logo foi notado por uma agência de publicidade.”, o vocábulo destacado foi usado para exprimir:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Segundo o texto, a publicação da tira “Gnorm Gnat”, primeira criação de Jim Davis, durou pouco tempo porque:

(     ) “foi uma tira cômica”.

(     ) “não teve grande apelo frente ao público”.

(     ) “incluía uma variedade enorme de insetos”.

 

Questão 7 – Identifique o fato sobre a tira do Garfield referente a junho de 1978:

(     ) “Garfield aparecia em 41 jornais dos Estados Unidos”.

(     ) “a tira estava em 2 mil jornais”.

(     ) “é publicada no mundo inteiro, em mais de 2,6 mil jornais”.

 

Questão 8 – O trecho “A popularidade do gato cresceu.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: