Interpretação de texto: O conde e o trapaceiro – 2º ano e 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do segundo ano e terceiro ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O conde e o trapaceiro.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

O CONDE E O TRAPACEIRO

    Uma noite, o conde estava sentado em casa quando um visitante foi até ele com um baú carregado por dois homens.

    — Senhor conde, sou um viajante. Você me manteve a salvo, mas amanhã estarei em outra cidade, na qual temo pela minha segurança. Ouvi dizer que você é um homem bom e confiável, peço a você que guarde meus bens até a hora que eu retornar. – Ele abriu o baú e mostrou ao conde o ouro e as pérolas que continha – Tudo isso vale quarenta mil, peço-lhe que me dê só mil reais para eu poder continuar a minha jornada, devolverei esse dinheiro quando eu retornar e caso eu não retorne, você pode ficar com estes bens.

    O conde ficou tão feliz com a oferta que imediatamente deu ao visitante mil e pegou o baú.

    Na manhã seguinte, ele convocou o ourives e lhe mostrou o baú, mas ficou chocado ao saber que todos os bens eram feitos de estanho, cobre e vidro, e não de ouro e pérolas!

Autor desconhecido.

 

Questões

1)  Qual é o título do texto?

R:

 

2)  Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3)  Quais são os personagens principais da história?

R:

 

4)  O que o viajante queria do conde?

R:

 

5)  Em sua opinião, por que o conde aceitou o pedido do viajante?

R:

 

6)  O que aconteceu quando o ourives verificou o baú?

R:

 

7)  Explique com suas palavras, o que você acha que aconteceu quando o conde descobriu a verdade sobre o baú?

R:

 

8)  Faça uma ilustração da história:

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: