Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cervo orgulhoso. Vamos conhecer a história desse cervo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O cervo orgulhoso – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O cervo orgulhoso – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O cervo orgulhoso – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O cervo orgulhoso
Depois de muito caminhar e correr pelo campo afora, certo cervo saiu à procura de alguma fonte onde houvesse águas frescas e cristalinas para matar a sede.
Não demorou muito a encontrar um regato que, embora bem pequenino, tinha águas limpas e frescas. Sem demonstrar pressa, abaixou-se tranquilamente e pôs-se a sorver o líquido procurado.
Após matar a sede, o cervo teve a sua atenção despertada para alguma coisa que nunca antes observara. Ele viu, espelhado nas águas superficiais do pequeno regato, as suas pernas compridas e tortas que formavam um triste contraste com os seus formosos chifres dispostos em galhos.
— É bastante verdade o que as pessoas dizem a meu respeito — exclamou o cervo. Supero a todos os demais da minha espécie, em graça e nobreza! Que elegância majestosa se pode verificar quando levanto graciosamente a minha galhada! Entretanto, há uma triste e incontestável verdade. Contrastando com essa exuberância, estão os meus pés tão horrorosos.
Enquanto, desgostoso, escarnecia e ironizava a feiura dos seus pés tão tortos e desengonçados, eis que vê sair da floresta, e vindo em sua direção, um esfomeado leão…
Em dois saltos firmes e velozes, colocou-se fora do alcance do inimigo.
Todavia, na sua precipitada fuga, o cervo resolveu passar por um apertado trilho entre as árvores. Não havia avançado muito, quando teve a sua galhada presa num espinhal, cujos ramos delgados se emaranharam formando um verdadeiro alçapão. Lutou desesperadamente para se desprender dali, mas todo o esforço foi em vão. O mesmo leão o alcançou, devorando-o sem compaixão…
Assim, os pés que o animal tanto depreciava o salvariam, se a galhada de que tanto se orgulhava não o fizesse perecer.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2002-07-13/o-cervo-orgulhoso.htm>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Questão 2 – Na passagem “Sem demonstrar pressa, abaixou-se tranquilamente e pôs-se a sorver o líquido procurado.”, o vocábulo destacado indica:
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
Questão 3 – O trecho “Após matar a sede, o cervo teve a sua atenção despertada para alguma coisa que nunca antes observara.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Segundo o texto, o cervo orgulhava-se da beleza:
( ) de seus pés.
( ) de suas pernas.
( ) de sua galhada.
Questão 5 – Observe:
“[…] eis que vê sair da floresta, e vindo em sua direção, um esfomeado leão…”
Esse segmento é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – De acordo com o texto, toda a luta do cervo “foi em vão” porque:
( ) ele se precipitou na fuga.
( ) ele passou por um trilho estreito.
( ) ele foi devorado pelo leão que o perseguia.
Questão 7 – No fragmento “Assim, os pés que o animal tanto depreciava o salvariam, se a galhada de que tanto se orgulhava não o fizesse perecer.”, o texto:
( ) faz refletir.
( ) busca entreter.
( ) dá uma ordem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.