Interpretação de texto: O Cavalinho Azul – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano, sobre o Cavalinho Azul. Segundo o texto, essa peça infantil, escrita  por Maria Clara Machado, já teve diversas montagens no teatro, virou livro e também ganhou uma versão cinematográfica, dirigida por Eduardo Escorel! Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia o texto “O Cavalinho Azul na Rádio Animada”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O Cavalinho Azul na Rádio Animada

Ópera Infantil de Tim Rescala sobre o texto de Maria Clara Machado é destaque neste sábado (27)

    Neste sábado, 27 de abril, a Rádio Animada apresenta uma homenagem a grande escritora e dramaturga brasileira Maria Clara Machado.

    Maria Clara chegou ao Planeta Terra em um mês de abril. E também partiu daqui em abril. Partiu, mas deixou um legado imensurável. Além da fundação da escola de Teatro Tablado, escreveu quase 30 peças infantis, entre as quais Pluft, o Fantasminha, Maria Minhoca e O Cavalinho Azul, que vamos escutar no programa.  

    O Cavalinho Azul já teve diversas montagens no teatro, virou livro e também ganhou uma versão cinematográfica, dirigida por Eduardo Escorel.

    Em 2001, o humorista, compositor e pianista Tim Rescala fez uma adaptação do texto para ópera, em comemoração aos 50 anos do teatro Tablado. Tim conversou com a Rádio Animada e contou todo o processo de criação.

    Quer escutar essa história na íntegra? Sintonize a Rádio MEC neste sábado, às 9h.

Texto publicado em: 26 de abril de 2019. Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido tem a intenção de:

(     ) divulgar um programa de rádio.

(     ) apresentar uma peça de teatro.

(     ) contar a história de Maria Clara Machado.

 

Questão 2 – Releia este fragmento do texto:

“Maria Clara chegou ao Planeta Terra em um mês de abril. E também partiu daqui em abril.”

No fragmento acima, o termo grifado indica:

(     ) uma soma de fatos sobre Maria Clara.

(     ) um contraste de fatos sobre Maria Clara.

(     ) uma alternância de fatos sobre Maria Clara.

 

Questão 3 – No período “Partiu, mas deixou um legado imensurável.”, o autor do texto empregou o vocábulo “mas” para expressar:

(     ) uma condição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma compensação.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] escreveu quase 30 peças infantis […]”, o verbo “escreveu” exprime uma ação de:

(     ) Maria Clara.

(     ) Eduardo Escorel.

(     ) Tim Rescala.

 

Questão 5 – Sublinhe os verbos que compõem este segmento do texto:

“[…] já teve diversas montagens no teatro, virou livro e também ganhou uma versão […]”

Os verbos sublinhados acima referem-se:

(     ) à peça infantil Pluft, o Fantasminha.

(     ) à peça infantil Maria Minhoca.

(     ) à peça infantil O Cavalinho Azul.

 

Questão 6 – Na frase “Em 2001, o humorista, compositor e pianista Tim Rescala fez uma adaptação do texto […]”, a expressão destacada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – O que significa “escutar essa história na íntegra”?

(     ) Significa escutar essa história completa.

(     ) Significa escutar a metade dessa história.

(     ) Significa escutar um trecho dessa história.

 

Questão 8 – No segmento “Sintonize a Rádio MEC neste sábado, às 9h.”, o autor do texto:

(     ) faz um convite.

(     ) dá um conselho.

(     ) emite uma ordem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: