Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O baiacu que adorava fantasias. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O baiacu que adorava fantasias – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O baiacu que adorava fantasias – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O baiacu que adorava fantasias – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O baiacu que adorava fantasias”
Nesse livro-canção da Banda Fera Neném, mergulhe com o baiacu em uma festa colorida e, assim como ele, seja quem você quiser ser!
Cansado de ser baiacu, o peixinho está provando fantasias. Com lantejoulas e fitinhas, rabo de tule e muito brilho, ele vai ser pirarucu, tucunaré, guaiamum e até sereia! Mas quem disse que os outros animais vão gostar dessa brincadeira? “Onde já se viu pirarucu nadar no mar com tão pequenas nadadeirinhas?”, “Eu nunca vi tucunaré assim vestido de palhaço ou ET”.
Sem nada para fazer, os bichos não deixam o nosso amigo em paz. Só que, toda vez que eles dizem alguma coisa para importunar o baiacu, ele fica envergonhado, bravo, aborrecido e começa a inchar, inchar e inchar, até…
Inspirado na canção homônima da Banda Fera Neném, o livro cheio de brasilidades, ricamente ilustrado por Rômolo D’Hipólito, conta a divertida e inusitada história de um peixe que só quer saber de ser feliz. Ao final, o leitor ainda vai encontrar curiosidades sobre os baiacus, a letra, os acordes e um QR code para ouvir a música.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786556540863/o-baiacu-que-adorava-fantasias>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
Questão 2 – Na passagem “[…] e, assim como ele, seja quem você quiser ser!”, o termo “ele” foi usado para retomar:
( ) o baiacu.
( ) o pirarucu.
( ) o tucunaré.
Questão 3 – Em “Cansado de ser baiacu, o peixinho está provando fantasias.”, o texto revela:
( ) o conflito da história do livro.
( ) o clímax da história do livro.
( ) o desfecho da história do livro.
Questão 4 – No primeiro parágrafo do texto, as aspas destacam:
( ) ironias.
( ) citações.
( ) informalidades.
Questão 5 – No fragmento “Sem nada para fazer, os bichos não deixam o nosso amigo em paz.”, a parte sublinhada expressa:
( ) um motivo.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 6 – O segmento “Só que, toda vez que eles dizem alguma coisa para importunar o baiacu, ele fica envergonhado, bravo, aborrecido e começa a inchar, inchar e inchar, até…”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Releia:
“Inspirado na canção homônima da Banda Fera Neném, o livro cheio de brasilidades, ricamente ilustrado por Rômolo D’Hipólito […]”
Aponte o trecho que contém uma opinião:
( ) “Inspirado na canção homônima da Banda Fera Neném […]”
( ) “[…] o livro cheio de brasilidades […]”
( ) “[…] ricamente ilustrado por Rômolo D’Hipólito […]”
Questão 8 – De acordo com o texto, o livro “conta a divertida e inusitada história de um peixe que só quer saber de ser feliz”. O que quer dizer “inusitada”?
Questão 9 – Na frase “Ao final, o leitor ainda vai encontrar curiosidades sobre os baiacus, a letra, os acordes e um QR code para ouvir a música.”, o vocábulo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.