Atividade de interpretação de texto proposta aos alunos do sexto ou sétimo ano do ensino fundamental. É uma história sobre a descoberta de um novo planeta chamado Mundo Digital criado pelo professor André Martins. No fim das questões, há um desafio de criatividade: o aluno deverá se imaginar como um dos personagens e interagir com o texto! Dá uma olhada! Bom trabalho, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça download deste exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O astronauta Jean – 6º ou 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O astronauta Jean – 6º ou 7º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O astronauta Jean – 6º ou 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto a seguir e responda às questões:
O Astronauta Jean
Em um futuro não muito distante, no ano de 2030, cientistas brasileiros descobrem um novo planeta. Isso até que não é surpreendente, porque há anos pesquisadores já desconfiavam da possibilidade de outros lugares habitáveis no universo. Mais perto da Lua do que da Terra, surgiu um novo lugar: o planeta chamado “Mundo Digital”. Lá tudo funciona com o uso de celulares! Sim, se quiser ligar a televisão, abrir a geladeira ou fechar a porta de casa, tudo está ao alcance de um clique (ou dois) na palma da mão.
Entretanto, o problema maior foi saber chegar lá. Para que cientistas conhecessem esse maravilhoso lugar, foi necessário que o governo contratasse Jean, um astronauta experiente e corajoso. Ao pisar em solo firme, nem precisou pegar o rádio da nave, um dos habitantes emprestou o celular, e ele prontamente ligou para a Terra:
─ Nossa! Quanta tecnologia, eu estou muito impressionado!
─ Jean? Você está ligando de um celular? Falou seu chefe intrigado.
─ Sim! Até o Whatsapp está pegando! Vou conhecer melhor tudo aqui, vou filmar para mostrar na minha volta! Um abraço, chefe!
Os habitantes do novo planeta estranharam tanta empolgação com o uso de celular, já que estavam acostumados a fazer ligações para várias partes do seu mundo. Jean explicou que na Terra usam celulares há muito tempo, todavia nunca de uma distância tão grande.
A volta de Jean foi incrível. Jornalistas de toda parte queriam entrevistá-lo e estavam realmente ansiosos para ver as filmagens de um mundo tão distante conhecido como o Mundo Digital. A repórter de uma rádio perguntou agitada:
─ Será que a Terra também terá um dia tanta tecnologia como lá?
Jean sorriu, não soube responder. Virou-se de costas e foi embora deixando outros repórteres aos gritos e suplicando para fazer perguntas.
(Autor do texto: Prof. André Martins. Criado em 14/09/17 – www.andremartinsprofessor.com.br )
Questões
1) No início do texto, a expressão “Em um futuro não muito distante”, traz uma circunstância com o sentido de:
a) Causa
b) Condição
c) Tempo
d) Companhia
e) Finalidade
2) Em relação à estrutura do texto, podemos dizer que possui:
a) 6 parágrafos
b) 7 parágrafos
c) 8 parágrafos
d) 9 parágrafos
e) 10 parágrafos
3) O personagem principal foi fundamental na história, pois:
a) Jean possibilitou conhecer melhor o novo planeta.
b) graças a Jean, cientistas descobriram um novo planeta.
c) cientistas brasileiros eram astronautas menos experientes.
d) jornalistas puderam visitar o novo planeta.
e) Jean era cientista e jornalista.
4) De acordo com o texto, todas as alternativas estão certas, exceto:
a) O astronauta chama-se Jean.
b) Cientistas brasileiros visitam um novo planeta.
c) Há internet no Mundo Digital.
d) Jornalistas estavam ansiosos para entrevistar o astronauta.
e) Jean não respondeu à pergunta de nenhum repórter.
5) DESAFIO DE CRIATIVIDADE – Imagine que você é um dos repórteres que estava lá. Que pergunta você faria a Jean a respeito de sua longa viagem?
BOA ATIVIDADE !
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.