Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O aniversário surpresa. BNCC 3º Ano: EF15LP02, EF15LP04 e EF15LP05. BNCC 4º Ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03 e EF35LP04.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O aniversário surpresa – 3º ano e 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O aniversário surpresa – 3º ano e 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O aniversário surpresa – 3º ano e 4º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O aniversário surpresa
Pedro fez aniversário numa quinta-feira, mas achava que ninguém tinha lembrado da data. Durante o dia, ninguém da família falou nada. Pedro ficou um pouco triste.
Quando chegou em casa da escola, tudo estava escuro. De repente, as luzes se acenderam e todos gritaram:
– Surpresa! Feliz aniversário, Pedro!
A sala estava decorada com balões coloridos e havia um bolo de chocolate com velinhas. Pedro sorriu de alegria. Ele abraçou os pais e os amigos e passou o resto da tarde se divertindo.
Questões
1) Por que Pedro estava triste no começo da história?
a) Porque choveu o dia todo
b) Porque ninguém parecia lembrar do aniversário dele
c) Porque perdeu um brinquedo
d) Porque tirou nota baixa na escola
2) O que aconteceu quando Pedro chegou em casa?
a) Estava tudo escuro e silencioso
b) Havia um cachorrinho esperando por ele
c) Não tinha ninguém em casa
d) O cachorro fez bagunça
3) Como estava a sala?
a) Vazia
b) Bagunçada
c) Decorada com balões e um bolo de chocolate
d) Cheia de caixas
4) O que Pedro fez depois da surpresa?
a) Chorou
b) Abraçou os pais e amigos e se divertiu
c) Foi dormir
d) Saiu para passear
5) Qual o sentimento de Pedro no final da história?
a) Alegria
b) Raiva
c) Indiferença
d) Medo
Por Acessaber