Início Série5º ano Interpretação de texto: O abricó-de-macaco – 5º ano

Interpretação de texto: O abricó-de-macaco – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o abricó-de-macaco. Vamos conhecer melhor essa planta usada no paisagismo urbano? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP05, EF15LP13.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Conheça o abricó-de-macaco, árvore de flores perfumadas e frutos que podem pesar até cinco quilos

Da mesma família da castanha-do-pará, planta é usada em paisagismo urbano, mas exige cuidados.

    De beleza exótica e perfume intenso, o abricó-de-macaco tem conquistado espaço em áreas urbanas do Brasil, graças ao seu valor ornamental. Mas por trás das flores vistosas e dos troncos carregados de frutos pesados, há muito mais: usos medicinais, estratégias de reprodução surpreendentes e até riscos de acidentes.

    Apesar do apelo estético, plantar a espécie em ruas ou calçadas pode ser perigoso. Isso porque os frutos do abricó-de-macaco, que podem pesar até cinco quilos e lembram o tamanho de uma bola de futsal, costumam despencar diretamente no chão quando maduros – o que representa risco para pedestres e veículos.

    A botânica Carol Ferreira explica que, apesar da origem amazônica, a espécie está presente hoje em vários estados brasileiros, especialmente em áreas urbanas como o Rio de Janeiro, onde foi introduzida pelo paisagista Roberto Burle Marx.

    “Ela chama muita atenção pela beleza das flores e por sua floração exuberante, que acontece principalmente entre outubro e dezembro. Já a frutificação acontece de dezembro a fevereiro”, afirma Carol.

    “Por causa do tamanho e do peso dos frutos, a recomendação é sempre evitar o plantio em locais com grande circulação de pessoas ou veículos”, orienta Carol.

    Ela cita o exemplo do Rio de Janeiro, onde a Companhia Municipal de Limpeza Urbana faz a retirada dos frutos ainda verdes para evitar acidentes.

    Um dos aspectos mais curiosos da espécie é a chamada caulifloria, quando flores e frutos se desenvolvem diretamente no tronco da árvore, e não nos galhos.

Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – O texto é sobre uma planta usada em paisagismo urbano. Qual planta?

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, “o abricó-de-macaco tem conquistado espaço em áreas urbanas do Brasil”, por causa:

(     ) do seu valor ornamental.

(     ) dos seus frutos pesados.

(     ) dos seus usos medicinais.

 

Questão 3 – Conforme o texto, “plantar a espécie em ruas ou calçadas pode representar risco para pedestres e veículos”. Por quê?

 

 

Questão 4 – Na passagem “[…] a espécie está presente hoje em vários estados brasileiros […]”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – O trecho “[…] onde foi introduzida pelo paisagista Roberto Burle Marx.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

“Ela chama muita atenção pela beleza das flores e por sua floração exuberante […]”

 

Questão 7 – Em “[…] caulifloria, quando flores e frutos se desenvolvem diretamente no tronco da árvore, e não nos galhos.”, o texto:

(     ) dá uma explicação.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) apresenta uma hipótese.

 

Questão 8 – O texto apresenta:

(     ) citações diretas.

(     ) citações indiretas.

(     ) citações diretas e citações indiretas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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