Início Série4º ano Interpretação de texto: Novidade – 4º ano e 5º ano

Interpretação de texto: Novidade – 4º ano e 5º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quarto ano e quinto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Novidade.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

NOVIDADE

        Cora era filha única. Um dia, a mamãe coruja botou um ovo:

        – Você terá um irmãozinho… ou irmãzinha.

        Cora se pôs a pensar. Não gostou da ideia de ter um irmão. Isso dignificava dividir tudo, até seus pais. Mamãe a chamava para ajudar a cuidar do ovo, mas Cora não se aproximava. Ela observava tudo de longe: o papai arrumando o quarto do bebê e a mamãe tricotando roupinhas.

        – Será que eles vão se esquecer de mim quando o bebê nascer? – Perguntou Cora para si mesma.

        Em uma bela manhã, o ovo começou a rachar. Os pais de Cora comemoraram e deram ao filhote o nome de Condito.

        – Ele precisa de todos nós, Cora. Venha conhecer seu irmão – disse papai.

        Cora aproximou-se devagar. Condito sorriu e estendeu as asas para a irmã:

        – É, até que ele é bonitinho, mamãe.

        Com o passar do tempo, os pais de Cora não cabiam em si de felicidade. Ela se tornou a irmã mais orgulhosa e coruja das redondezas.

180 histórias para se divertir.
Editora: Ciranda Cultural.

 

Questões

1)    Qual é o título do texto?

R:

 

2)    Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3)    Quais são os personagens da história?

R:

 

4)    O que pensou Cora quando soube que teria um irmãozinho?

R:

 

5)    Qual foi a dúvida de Cora ao ver seus pais se preparando para a chegada do bebê?

R:

 

6)    O que aconteceu quando Cora se aproximou, para conhecer seu irmãozinho?

R:

 

7)    Encontre no texto, dois verbos no infinitivo:

R:

 

8)    Encontre no texto, dois substantivos próprios:

R:

 

9)    Em sua opinião o que os pais poderiam ter feito para que cora não se sentisse preocupada?

R:

 

10)   Faça uma ilustração da história:

 

 

 

Por Acessaber

Deixe um Comentário