Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma nova espécie de roedor. Ela foi descoberta na Amazônia! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Nova espécie de roedor – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Nova espécie de roedor – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Nova espécie de roedor – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Espécie de roedor é descoberta na Amazônia
Entre as 41 espécies de rato-do-mato do gênero chamado Akodon, essa é a única que ocorre na Amazônia, em uma área de canga, vegetação com alta concentração de ferro.
Pesquisadores descobriram uma espécie de mamífero endêmico da Amazônia. Trata-se do rato-do-mato-de-diauarum (Akodon diauarum), registrado exclusivamente em florestas de transição entre Amazônia e Cerrado, um caso considerado raro.
Das 41 espécies descritas desses roedores, essa é a única que ocorre na região amazônica. Ao que tudo indica, o roedor é atraído por uma vegetação conhecida como canga – ecossistema associado a locais onde ocorre o afloramento de rochas com elevadas concentrações de ferro.
De acordo com o pesquisador Marcus Vinícius Brandão, essas áreas abrigam seres vivos muito específicos e adaptados às características desses lugares.
“Um dos lugares onde ele foi encontrado foi na Floresta Nacional de Carajás, área de conservação ambiental localizada no Leste do Pará (PA), onde a espécie foi registrada em relativa abundância”, afirma.
Para ele, entender a ecologia desse roedor na canga é um dos próximos desafios. Afinal, trata-se de um ecossistema único de plantas, adaptado às condições ambientais locais, incluindo espécies endêmicas. “Essa vegetação abrange apenas 3% da Floresta Nacional de Carajás, um dos locais onde o roedor foi encontrado”, destaca.
[…]
Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Pesquisadores descobriram uma espécie de mamífero endêmico da Amazônia.”
A que espécie o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “[…] registrado exclusivamente em florestas de transição entre Amazônia e Cerrado, um caso considerado raro.”, o termo sublinhado é sinônimo de:
( ) “unicamente”.
( ) “principalmente”.
( ) “ocasionalmente”.
Questão 3 – Observe:
“Ao que tudo indica, o roedor é atraído por uma vegetação conhecida como canga – ecossistema associado a locais onde ocorre o afloramento de rochas com elevadas concentrações de ferro.”
O travessão:
( ) introduz uma conclusão.
( ) assinala uma explicação.
( ) aponta uma exemplificação.
Questão 4 – Em “[…] essas áreas abrigam seres vivos muito específicos e adaptados às características desses lugares.”, o vocábulo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – O segmento “Um dos lugares onde ele foi encontrado foi na Floresta Nacional de Carajás […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – As aspas destacam no texto:
( ) as opiniões.
( ) as falas alheias.
( ) as ideias principais.
Questão 7 – Pode-se concluir que o objetivo do texto é:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um lugar.
( ) contar uma história.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.