Início Série5º ano Interpretação de texto: Nova espécie de bromélia-escaladora – 5º ano

Interpretação de texto: Nova espécie de bromélia-escaladora – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a nova espécie de bromélia-escaladora. Ela foi descoberta em paredões rochosos em Minas Gerais! Vamos saber mais a respeito dessa espécie? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP03, EF05LP07 e EF05LP12.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Nova espécie de bromélia-escaladora é encontrada em paredões rochosos de MG

Espécie foi descoberta em APA do município de Santa Rita do Itueto

    Uma nova espécie de bromélia foi descoberta no município de Santa Rita do Itueto (MG), na bacia do Rio Doce. Batizada de Stigmatodon medeirosii, a bromélia-escaladora cresce exclusivamente em paredões verticais de rocha granítica.

    A coleta do material nos paredões de difícil acesso contou com a colaboração do morador Lucian Medeiros, homenageado no nome da espécie com a denominação medeirosii. O artigo foi publicado pela revista Phytotaxa, em 22 de fevereiro.

    O pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e autor principal do estudo, Dayvid Couto, explica que foi preciso escalar uma grande encosta verticalizada para acessar a população de plantas, empreitada que poderia ser fatal caso houvesse algum descuido.

    “É um grupo de plantas pouco conhecido porque fica num lugar muito difícil de acessar. Em Minas Gerais, havia uma espécie nova descoberta e agora tem duas, mas existem muitos ambientes com paredões na Mata Atlântica mineira que a gente ainda não conhece”, diz Dayvid.

    De acordo com o estudo, a espécie mede de 70 a 80 cm de altura e, assim como outras bromélias, possui tricomas, estruturas nas folhas que garantem absorção de água e nutrientes direto da atmosfera. É uma planta que “gosta” de viver sob luz intensa.

    Com odor semelhante ao de alho, as flores da nova espécie são de cor branco-esverdeada e se abrem no período noturno, o que indica a polinização por morcegos. A floração da planta foi identificada entre os meses de março e abril, enquanto a frutificação foi observada em setembro.

    “Aos poucos, estamos descobrindo que existem muitas e muitas espécies escondidas aos olhos dos pesquisadores, que são as bromélias-escaladoras. Estamos conseguindo montar o quebra-cabeça para saber quais plantas estão abrigadas nesses ambientes”, finaliza Dayvid.

    O local onde a planta foi descoberta está dentro da Área de Proteção Ambiental Municipal de Santa Rita do Itueto, mas isso não necessariamente a protege de ameaças. A espécie foi classificada como Vulnerável (VU), segundo critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Giovanna Adelle. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).

Publicado em: 29 de abril de 2024.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Uma nova espécie de bromélia foi descoberta no município de Santa Rita do Itueto (MG), na bacia do Rio Doce.”, a que espécie o texto se refere?

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, o nome da nova espécie homenageia:

(     ) a cidade onde ela foi encontrada.

(     ) o principal autor do estudo sobre ela.

(     ) o morador que ajudou na coleta do material.

 

Questão 3 – Em “[…] a espécie mede de 70 a 80 cm de altura e, assim como outras bromélias, possui tricomas […]”, a expressão grifada:

(     ) indica adição.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) estabelece comparação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, as flores da nova espécie de bromélia são polinizadas por morcegos, visto que elas:

(     ) “se abrem no período noturno”.

(     ) “são de cor branco-esverdeada”.

(     ) “têm odor semelhante ao de alho”.

 

Questão 5 – O texto revela que a frutificação da nova espécie de bromélia acontece em:

(     ) março.

(     ) abril.

(     ) setembro.

 

Questão 6 – No segmento “[…] mas isso não necessariamente a protege de ameaças.”, o termo destacado retoma uma informação. Identifique-a:

 

 

Questão 7 – O trecho “A espécie foi classificada como Vulnerável (VU), segundo critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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