Início Série6º ano Interpretação de texto: Nós – 6º ano

Interpretação de texto: Nós – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o espetáculo “Nós”. Segundo o texto, a peça é uma livre adaptação da obra homônima de Eva Furnari, que conta a história de Mel, uma garota que tinha nós pelo corpo e não conseguia chorar! Vamos saber mais a respeito dessa história encenada no espetáculo? Então, leia com atenção o texto “Espetáculo NÓS, com Barracão Cultural”.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de compreensão de texto em:

 

ESCOLA:                                                                         DATA:

PROF:                                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Espetáculo NÓS, com Barracão Cultural

    Nos dias 03, 04, 17 e 18 de agosto, o espetáculo “Nós”, da Cia. Barracão Cultural, fará sessões gratuitas em parques públicos de São Paulo. A peça é uma livre adaptação da obra homônima de Eva Furnari, que conta a história de Mel, uma garota que tinha nós pelo corpo e não conseguia chorar!

    Nascida de um repolho mofado, na pequena Pamongas, Mel vivia cercada por borboletas e era motivo de muita zombaria por parte dos habitantes ‘normais’ de lá. Um dia, depois de muito segurar a tristeza e o choro – que não caía nem ao descascar cebolas, a menina acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro.

    Mel então decidiu partir de Pamongas, queria ir para um lugar distante e para isso se disfarçou de geladeira. Ao longo do caminho, se surpreendeu com o tanto de coisas que ainda não conhecia. Cinco nós foram necessários para que ela se aventurasse. Quanto mais ela vivenciava essa jornada, mais seus nós se afrouxavam e iam se desfazendo, até que Mel encontrou alguém em quem confiar. Ela chegou em uma cidade onde cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso.

    Utilizando o realismo fantástico para contar a história, Eva Furnari aborda temas sensíveis e polêmicos de forma objetiva e lúdica, propondo uma reflexão sobre a diversidade, intolerância, respeito e alteridade.

Disponível em: <https://bora.ai>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:

(     ) contar uma história.

(     ) divulgar um espetáculo.

(     ) apresentar o trabalho de uma escritora.

 

Questão 2 – Segundo o texto, a peça “Nós” “é uma livre adaptação da obra homônima de Eva Furnari”. O que significa “obra homônima”?

(     ) obra de literatura.

(     ) obra de mesmo nome.

(     ) obra de grande importância.

 

Questão 3 – Em “[…] Mel, uma garota que tinha nós pelo corpo e não conseguia chorar!”, a parte destacada desempenha a função de:

(     ) criticar Mel.

(     ) apresentar Mel.

(     ) caracterizar Mel.

 

Questão 4 – Identifique o fato que levou a menina Mel a ficar “com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro”:

(     ) “vivia cercada por borboletas”.

(     ) “era motivo de muita zombaria”.

(     ) “depois de muito segurar a tristeza e o choro”.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, Mel “se disfarçou de geladeira” porque:

(     ) “queria ir para um lugar distante”.

(     ) “se surpreendeu com o tanto de coisas que ainda não conhecia.”

(     ) “chegou em uma cidade onde cada um tinha seu próprio nó”.

 

Questão 6 – Releia este fragmento do texto:

Quanto mais ela vivenciava essa jornada, mais seus nós se afrouxavam e iam se desfazendo, até que Mel encontrou alguém em quem confiar.”

Nesse fragmento, as expressões sublinhadas exprimem a ideia de:

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

(     ) proporção.

 

Questão 7 – No trecho “[…] e ninguém ligava para isso.”, o autor usou a palavra grifada para:

(     ) retomar um fato.

(     ) anunciar um fato.

(     ) comentar um fato.

 

Questão 8 – Na passagem “Utilizando o realismo fantástico para contar a história, Eva Furnari aborda temas sensíveis e polêmicos de forma objetiva e lúdica […]”, o autor do texto:

(     ) expõe uma avaliação.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) faz um questionamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário