Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do segundo ou terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Norma e Melro.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Norma e Melro – 2º ou 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Norma e Melro – 2º ou 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Norma e Melro – 2º ou 3º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Norma e Melro
Alberta gostava do canteiro no mês de agosto, porque era quando o fazendeiro não arava nem trabalhava a terra de forma alguma.
“Enfim estou tranquila!’’ – pensou a minhoca. Ela andava perto dos tomates e da vagem.
Passava pelos melões e… Uma surpresa! Um grande bico amarelo surgiu perto da folha em que Alberta se abrigava. A minhoca entrou na terra.
– Não saia Norma! – Alertou Alberta, ao se encontrar com a amiga. – O Melro está lá!
– Não se preocupe comigo, tenho um truque respondeu a minhoca. – De fato, Norma escorregou por uma palha.
O Melro até bicou, mas a palha era dura demais. Decepcionado o melro voou para outro canteiro onde encontrasse mais facilidades. Agora neste canteiro, podem-se ver palhas coloridas que se deslocam lentamente.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Por que Alberta gostava tanto do mês de agosto?
R.
3) O que a minhoca pensou?
R.
4) Quem andava perto dos tomates e dos melões ?
R.
5) Quando a Alberta viu um grande bico amarelo perto da folha onde se abrigava o que ela fez?
R.
6) Qual foi o truque que Norma usou para que Melro fosse para o outro canteiro?
R.
7) Decepcionado para onde Melro foi?
R.
Por Hélia Higa