Início Série5º ano Interpretação de texto: Nise da Silveira – 5º ano

Interpretação de texto: Nise da Silveira – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Nise da Silveira. Ela foi uma psiquiatra que revolucionou o tratamento para pessoas com transtornos mentais. Vamos saber mais a respeito da história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Nise da Silveira

    Nise da Silveira foi uma psiquiatra que revolucionou o tratamento para pessoas com transtornos mentais.

    Nascida em Maceió, em 15 de fevereiro de 1905, era a estudiosa filha de uma pianista e de um professor de matemática. Formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1926 – a única mulher em uma turma de 157 alunos.

    Quando começou a trabalhar em um hospital psiquiátrico, Nise foi contra as formas agressivas de tratamento, como o isolamento e o eletrochoque. Muitas vezes, os doentes mentais sofriam maus-tratos e rejeição, e não eram vistos como seres humanos. Nise passou a cuidar deles, descobrindo diversas maneiras de dar-lhes voz e dignidade.

    Uma das descobertas de Nise foi o uso da arte como forma de expressão dos pacientes, que nem sempre conseguiam se comunicar por meio de palavras. Ela observou que muitos deles desenhavam mandalas (formas circulares), e resolveu escrever para Carl Jung, respeitado psicólogo suíço. Jung sugeriu que ela fizesse uma mostra das obras dos pacientes, exibida também na Suíça. Hoje, o prédio do instituto que leva o nome de Nise, no Rio de Janeiro, abriga mais de 350 mil obras (“imagens do inconsciente”) de artistas com problemas mentais.

    Nise também foi pioneira na pesquisa sobre o auxílio que os animais podem oferecer aos pacientes, por meio de vínculos emocionais.

    Foi uma mulher bem à frente de seu tempo, reconhecida internacionalmente por sua postura humanista e pela inestimável contribuição para a psiquiatria, com livros e artigos científicos.

    Esta é uma de suas recomendações: “Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda”.

    Ela morreu no Rio de Janeiro em 1999. […]

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Em “Nascida em Maceió, em 15 de fevereiro de 1905, era a estudiosa filha de uma pianista e de um professor de matemática.”, o texto refere-se à:

 

 

Questão 3 – O fragmento “Quando começou a trabalhar em um hospital psiquiátrico, Nise foi contra as formas agressivas de tratamento, como o isolamento e o eletrochoque.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 4 – Na passagem “Muitas vezes, os doentes mentais sofriam maus-tratos e rejeição […]”, o texto revela fatos, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, Nise “resolveu escrever para Carl Jung, respeitado psicólogo suíço”, pois observou que muitos de seus pacientes:

(     ) “não eram vistos como seres humanos”.

(     ) “desenhavam mandalas (formas circulares)”.

(     ) “nem sempre conseguiam se comunicar por meio de palavras”.

 

Questão 6 – O que significa dizer que “Nise também foi pioneira na pesquisa sobre o auxílio que os animais podem oferecer aos pacientes […]”?

 

 

Questão 7 – Em “Foi uma mulher bem à frente de seu tempo, reconhecida internacionalmente por sua postura humanista e pela inestimável contribuição para a psiquiatria […]”, o trecho grifado:

(     ) expressa os motivos do reconhecimento internacional de Nise da Silveira.

(     ) expressa as finalidades do reconhecimento internacional de Nise da Silveira.

(     ) expressa as consequências do reconhecimento internacional de Nise da Silveira.

 

Questão 8 – As aspas destacam, no final do texto, uma recomendação:

(     ) do “Plenarinho”.

(     ) do psicólogo Carl Jung.

(     ) da psiquiatra Nise da Silveira.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário