Interpretação de texto: Nasceu a linda rosa! – 4º ou 5º ano

    Interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, utilizando o texto “Nasceu a linda rosa!”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Nasceu a linda rosa!

    Num certo jardim todas as flores estavam eufóricas com o nascimento da rosa que ali iria habitar. A agitação das demais flores tinha um motivo, pois aquela rosa que logo nasceria não era uma rosa qualquer, ela era especial…e todos esperavam por ela há tempos!

    O jardim era lindo, repleto das mais belas flores e lá elas viviam felizes. Os pássaros voando a cantar, as borboletas de diversas cores sempre passam por lá, abelhas e caracóis também fizeram morada naquele jardim especial, mas, no momento, o único assunto entre os habitantes daquele jardim, era sobre o nascimento da linda rosa que em breve acontecia. A rosa era bem especial, pois naquele jardim existiam flores diversas, mas nenhuma rosa, ela seria a primeira e todos contavam as horas para enfim vê-la brotar ali. As demais flores falavam entre si eufóricas:

    – Nossa essa rosa deve ser muito linda! Ela vai deixar nosso jardim bem mais encantador, sempre sonhei em ver uma rosa por aqui, que maravilha!

    Todo dia, assim que amanhecia os moradores do jardim olhavam primeiramente para o botão da rosa esperando que enfim ela tivesse florescido, ficavam um pouco decepcionados ao perceberem que ainda não havia chegado o grande dia, mas a espera era deliciosa, no momento certo ela nasceria, disso eles tinham certeza!

    Então, em um belo dia de sol, quando as nuvens branquinhas brilhavam no céu, a rosa nasceu e seu perfume invadiu o jardim, a sua beleza encantou a todos e suas belas pétalas viraram pouso de lindas borboletas, a rosa enfim nasceu!

    – Como és bela!

    – Como és linda!

    – Que perfume maravilhoso você exala!

    Todos, sem exceção, elogiaram a rosa e ela se sentiu feliz em ter nascido naquele jardim repleto de lindas flores e de tanto amor. Até o sol ficou radiante ao ver que a rosa tinha nascido e como presente lhe enviou lindos raios brilhantes em sua direção, fazendo com que sua beleza se tornasse ainda mais brilhante.

    E naquele jardim nada mais faltava, a rosa chegou para completar aquele lugar.

    Ela foi muito amada, foi muito esperada e fez amizade com todos.

    E muitos pensavam, que as demais flores iriam perder seus encantos, mas não, cada flor daquele jardim era muito especial e tinha um jeito único de ser e de tornar aquele jardim  o mais especial de todos os jardins!

Autora Mineia Pacheco .

 

Questões

 

1) Qual o titulo do texto?

R:

 

2) Quem é o autor do texto?

R:

 

3) Porque todas as flores do jardim estavam eufóricas?

R:

 

4) Por que o nascimento da rosa era especial para todos?

R: 

 

5) As rosas gostavam de morar naquele jardim? Justifique sua resposta.

R: 

 

6) Porque a rosa ao nascer encantou a todos?

R:

 

7) Porque a rosa sentiu-se feliz em ter nascido naquele jardim?

R:

 

8) Qual foi a reação do sol com o nascimento da rosa?

R:

 

9) Faça uma ilustração da história.

 

 

 

Por E.P.H. 
Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia, língua portuguesa e alfabetização.

 

 

acessaber:
Veja também: