Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, do texto Amigos são para todas as horas. Segundo o texto, certo dia, três caçadores foram acampar e acenderam um fogo embaixo da árvore dos gaviões. Com a fumaça, um gavião bebê tossiu e se engasgou, fazendo com que os pássaros fossem descobertos… Os caçadores atearam fogo a fim de tirar os gaviões do ninho… Quer saber o que aconteceu a partir daí? Será que os pássaros conseguiram se salvar? Ficou curioso (a)? Então, não deixe de ler o texto e, depois, de responder às questões sobre ele!
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Amigos são para todas as horas – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Amigos são para todas as horas – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Amigos são para todas as horas – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Amigos são para todas as horas
O senhor e a senhora Gavião, com seus três filhos, viviam numa árvore. Seus melhores amigos eram Sara, a tartaruga, Moca, o martim-pescador, e Leo, o leão. Frequentemente, cantavam juntos quando comiam um bom jantar.
Um dia, três caçadores acamparam na floresta e fizeram um fogo de acampamento embaixo da árvore dos gaviões. A fumaça fez o bebê gavião tossir e se engasgar e, dessa maneira, os caçadores perceberam os pássaros e resolveram capturá-los. Atiçaram o fogo para tentar tirá-los do ninho. Senhor e senhora Gavião saíram imediatamente para pedir ajuda aos seus amigos. Moca chegou primeiro.
Ele deu pancadas na água do rio, espirrando algumas gotas no fogo para tentar diminuí-lo, mas os caçadores acenderam-no novamente. Sara foi a próxima a chegar; mergulhou na água para pegar barro e, com ele, apagar o fogo, enquanto os caçadores estavam distraídos. Em seguida, os caçadores começaram a subir na árvore, mas, naquele instante, Leo chegou e deu um rugido poderoso. Os caçadores, apavorados, fugiram correndo, deixando os amigos contentes para tomar um lanche.
“Pequenas Histórias sobre animais”. Blumenau: Todolivro, 2007. p. 57 .
Questões
Questão 1 – Quem conta a história acima?
a) O senhor Gavião.
b) A senhora gavião.
c) Um dos caçadores.
d) Um narrador-observador.
Questão 2 – O narrador, acima assinalado, foi identificado porque:
R.
Questão 3 – Identifique o fato que motivou a história:
a) “O senhor e a senhora Gavião, com seus três filhos, viviam numa árvore.”
b) “Frequentemente, cantavam juntos quando comiam um bom jantar.”
c) “Um dia, três caçadores acamparam na floresta […]”
d) “[…] três caçadores fizeram um fogo de acampamento embaixo da árvore dos gaviões.”
Questão 4 – O clímax da história ocorre quando os caçadores:
a) “perceberam os pássaros e resolveram capturá-los.”
b) “atiçaram o fogo para tentar tirá-los do ninho.”
c) “estavam distraídos.”
d) “[…] começaram a subir na árvore […]”
Questão 5 – Os amigos do senhor e da senhora Gavião se mobilizaram para apagar o fogo atiçado pelos caçadores. Relacione a ação ao amigo que a desempenhou, conforme indicação:
a tartaruga Sara.
o martim-pescador Moca.
o leão Leo.
( ) “[…] deu pancadas na água do rio, espirrando algumas gotas no fogo […]”
( ) “[…] mergulhou na água para pegar barro e, com ele, apagar o fogo […]”
( ) “[…] chegou e deu um rugido poderoso.”
Questão 6 – A história termina quando:
R.
Questão 7 – O narrador expõe uma opinião em:
a) “Amigos são para todas as horas”.
b) “Seus melhores amigos eram Sara, a tartaruga, Moca, o martim-pescador, e Leo, o leão.”
c) “[…] Leo chegou e deu um rugido poderoso.”
d) “Os caçadores, apavorados, fugiram correndo […]”
Questão 8 – No trecho “[…] e resolveram capturá-los.”, o pronome “los” está no lugar de:
a) “os caçadores”.
b) “os pássaros”.
c) “o senhor e a senhora Gavião”.
d) “os seus amigos”.
Questão 9 – Na passagem “Os caçadores, apavorados, fugiram correndo, deixando os amigos contentes para tomar um lanche.”, as palavras em destaque indicam:
a) ações dos personagens da história.
b) atributos dos personagens da história.
c) modos de ser dos personagens da história.
d) estados dos personagens da história.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
As respostas estão no link acima do cabeçalho.
4 comentários
Eu amo esse site. É maravilhoso. Muito obrigada.
Oi, Alvarina!
Para nós, é muito gratificante o fato de você amar o Acessaber!
Agradecemos o registro de suas valiosas palavras!
Volte sempre!
Denyse
Obrigada!
Vocês ( do acessaber)ajudam bastante com esses textos incríveis.
Olá, Núbia!
Sua mensagem nos motiva demais!
Muito obrigada por interagir conosco!
Volte sempre!
Denyse