Início Série5º ano Interpretação de texto: Monitoramento de onças – 5º ano

Interpretação de texto: Monitoramento de onças – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o monitoramento de onças. Pesquisadores monitoram comportamento de onças na Amazônia. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Pesquisadores monitoram comportamento de onças na Amazônia

Em março, nível dos rios sobe e felinos passam a se abrigar em árvores

    Pesquisadores do Instituto Mamirauá vão aproveitar o período de chuvas na floresta amazônica para fazer o monitoramento de onças. Em março, o nível dos rios sobe e reduz a disponibilidade de terra para os felinos, que passam a se abrigar nas árvores.

    São preparadas armadilhas com laços camufladas na folhagem para capturar os animais. As onças são imobilizadas para instalação de um colar que permite o monitoramento da localização por satélite. Assim, os grupos de pesquisa podem se aproximar em canoas e fazer um trabalho de observação dos animais, mais difícil de ser realizado nos períodos de seca.

    A partir da observação e dos dados de movimentação, os pesquisadores terão mais informações para entender as necessidades ecológicas da onça-pintada da Amazônia.

    O Instituto Mamirauá é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Daniel Mello. “Agência Brasil”.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/pesquisadores-monitoram-comportamento-de-oncas-na-amazonia>. Acesso em: 20 de março de 2023.

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Releia:

“Em março, nível dos rios sobe e felinos passam a se abrigar em árvores”

A que felinos o texto se refere?

 

Questão 3 – Observe:

“Pesquisadores do Instituto Mamirauá vão aproveitar o período de chuvas na floresta amazônica para fazer o monitoramento de onças.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, as onças “passam a se abrigar nas árvores” em março. Por quê?

 

 

Questão 5 – Na parte “São preparadas armadilhas com laços camufladas na folhagem para capturar os animais.”, o vocábulo sublinhado quer dizer:

(     ) “amarradas”.

(     ) “disfarçadas”.

(     ) “espalhadas”.

 

Questão 6 – Em “Assim, os grupos de pesquisa podem se aproximar em canoas e fazer um trabalho de observação dos animais […]” o termo destacado exprime:

(     ) modo.

(     ) causa.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Grife a seguir a palavra que introduz uma finalidade:

“A partir da observação e dos dados de movimentação, os pesquisadores terão mais informações para entender as necessidades ecológicas da onça-pintada da Amazônia.”

 

Questão 8 – No segmento “O Instituto Mamirauá é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.”, o termo “e” indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário