Início Série5º ano Interpretação de texto: Meu Amigo Pinguim – 5º ano

Interpretação de texto: Meu Amigo Pinguim – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Meu Amigo Pinguim”. Esse filme conta a história de uma amizade especial entre um pescador do Rio de Janeiro e um pinguim que precisava de ajuda. Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Baseado em fatos reais, filme narra história de amizade entre pescador do RJ e pinguim

Animais do Aquário de Ubatuba foram escalados como “atores” da produção

    O longa-metragem “Meu Amigo Pinguim” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (12) para contar a história de uma amizade especial entre um pescador do Rio de Janeiro e um pinguim que precisava de ajuda.

    Em 2011, um pinguim-de-magalhães apareceu na praia de Provetá, em Ilha Grande (RJ), coberto por óleo e debilitado. Quem o encontrou e removeu todo óleo de seu corpo, salvando-o da morte, foi o pescador João Pereira de Souza.

    Batizado de Dindin, o animal retornou nos sete anos seguintes para visitar o amigo pescador. Em 2016, técnicos do Instituto Argonauta constataram, por meio de anilha metálica de identificação, que era o mesmo pinguim que voltava todo ano para encontrar o senhor João.

    Dirigido pelo cineasta brasileiro David Schurmann, a produção contou com a atuação de dez pinguins-de-magalhães do Aquário de Ubatuba. As filmagens mobilizaram cerca de 150 profissionais e ocorreram em Ubatuba (SP), Paraty (RJ) e também na Patagônia Argentina.

    Para o diretor, era essencial gravar o filme com pinguins reais e ele encontrou um jeito de não os privar da liberdade. O pinguim chamado de Maui acabou se destacando nos treinamentos e foi escolhido para ser o “protagonista”, fazendo o papel do pinguim DinDin.

    “Os pinguins do Aquário de Ubatuba vieram através do Instituto Argonauta e são animais que foram resgatados, tratados, recuperados, mas não podem voltar para o mar, porque têm algum tipo de deficiência”, conta David.

    “A participação dos pinguins do aquário no filme tem a ver com a missão do aquário, que é de educar e sensibilizar as pessoas”, comenta o oceanógrafo e diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo. As gravações seguiram protocolos de segurança e foram acompanhadas por duas ONGs de proteção animal.

    Na visão dele, o longa também possibilita expor ameaças relacionadas à pesca predatória de peixes que servem de alimento aos pinguins, à poluição dos oceanos por óleo e lixo e também aos impactos do aquecimento global.

Giovanna A. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/09/12/baseado-em-historia-real-filme-narra-historia-de-amizade-entre-pescador-do-rj-e-pinguim.ghtml>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é sobre o filme:

 

 

Questão 2 – Em “[…] a história de uma amizade especial entre um pescador do Rio de Janeiro e um pinguim que precisava de ajuda.”, a autora:

(     ) conta o tema do filme.

(     ) cita um trecho do filme.

(     ) expõe uma opinião sobre o filme.

 

Questão 3 – Na passagem “Quem o encontrou e removeu todo óleo de seu corpo, salvando-o da morte, foi o pescador João Pereira de Souza.”, os termos destacados referem-se:

 

 

Questão 4 – A parte “Batizado de Dindin, o animal retornou nos sete anos seguintes para visitar o amigo pescador.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Grife a seguir a palavra que introduz uma finalidade:

“[…] e foi escolhido para ser o ‘protagonista’, fazendo o papel do pinguim DinDin.”

 

Questão 6 – De acordo com o texto, “as gravações seguiram protocolos de segurança”. Cite um vocábulo com o mesmo sentido de “protocolos”.:

 

 

Questão 7 – Releia:

“Na visão dele, o longa também possibilita expor ameaças relacionadas à pesca predatória de peixes que servem de alimento aos pinguins, à poluição dos oceanos por óleo e lixo […]”

 Na visão de quem?

(     ) Na visão de um técnico do Instituto Argonauta.

(     ) Na visão do diretor do filme, David Schurmann.

(     ) Na visão do oceanógrafo e diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário