Atividade de interpretação de texto, proposta aos alunos do quinto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Marmelópolis.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
AS ABELHAS E OS ZANGÕES
Certa vez, no buraco de um tronco, as abelhas-operárias criaram um belo favo de mel. Os zangões insistiram que este pertencia a eles.
– Nós fizemos este favo. Ele nos pertence! – os zangões declararam.
– Vocês não fizeram aquele favo! – responderam as honestas abelhas- operárias. – Nós o fizemos sozinhas! Levamos o verão inteiro para enchê-lo com mel dourado!
A juíza vespa foi convocada para resolver o caso.
– Vocês, abelhas-operárias e zangões, são tão parecidos no formato e no tamanho, que é difícil saber quem criou o favo. Minha decisão estabelece que as abelhas-operárias e os zangões precisam cada um encontrar um favo em que não haja mel e criar um novo favo. Aquele que o encher com o mesmo mel dourado é o dono do favo de mel da árvore oca!
As abelhas-operárias ficaram satisfeitas com essa decisão e começaram a trabalhar no novo favo imediatamente. Ao ver os zangões desocupados, a juíza decidiu que o favo na árvore oca pertencia às abelhas-operárias e decretou que os zangões sumissem dali!
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R:
3) Qual é o problema entre os zangões?
R:
4) Onde se passa a história?
R:
5) Quem chegou para resolver o problema?
R:
6) O que foi proposto para resolver o conflito?
R:
7) Quem ganhou a discussão e por quê?
R:
8) O que a juíza decretou?
R:
9) Qual a sua opinião em relação ao comportamento dos zangões?
R:
10) Faça uma ilustração da história:
Por Acessaber