Início Série5º ano Interpretação de texto: Maria-faceira – 5º ano

Interpretação de texto: Maria-faceira – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a maria-faceira. Ela é a única garça brasileira a se adaptar a locais úmidos e secos! Que tal conhecer melhor essa garça? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

 

Maria-faceira é a única garça brasileira a se adaptar a locais úmidos e secos

Diferentemente de outras garças, a maria-faceira voa em alta velocidade com o pescoço esticado. A coloração de sua plumagem é harmoniosa.

    O nome “maria-faceira” (Syrigma sibilatrix) está associado à coloração harmoniosa dessa garça. A face é azul-clara. A coroa e a crista são acinzentadas. O bico róseo tem uma mancha azul-violeta na ponta. A plumagem da garganta, do pescoço e das partes inferiores é amarelada, enquanto o dorso é cinza-claro.

    Enquanto a maioria das garças voa com o pescoço dobrado em “S”, a maria-faceira costuma voar com o pescoço esticado.

    Outra característica interessante: é a única garça brasileira que vive tanto em locais alagados quanto em locais secos e está presente mesmo em áreas de caatinga.

    Os casais permanecem juntos a maior parte do tempo e mantêm contato em voo com um chamado especial, que se assemelha ao de marias-fumaças de brinquedo.

    […]

    A maria-faceira passa boa parte do tempo no solo, procurando insetos. Em áreas alagadas, nunca se aventura em águas profundas e prefere as margens, ricas em vegetação, anfíbios, pequenos roedores e peixes.

    Os voos são de baixa amplitude e alta velocidade.

    No final da tarde, a maria-faceira procura árvores altas, geralmente em terreno seco, para dormir. Costuma viver sozinha ou em par em territórios fixos.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“O bico róseo tem uma mancha azul-violeta na ponta.”

Nessa passagem, o texto descreve o bico da ave:

 

Questão 2 – Na parte “Enquanto a maioria das garças voa com o pescoço dobrado em ‘S’, a maria-faceira costuma voar com o pescoço esticado.”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) faz uma correção.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Observe:

“Outra característica interessante: é a única garça brasileira que vive tanto em locais alagados quanto em locais secos e está presente mesmo em áreas de caatinga.”

 Nesse trecho, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:

(     ) “interessante”.

(     ) “única”.

(     ) “secos”.

 

Questão 4 – No segmento “Os casais permanecem juntos a maior parte do tempo e mantêm contato em voo com um chamado especial […]”, o termo grifado expressa:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a maria-faceira procura alimento principalmente:

(     ) no solo.

(     ) nas margens de áreas alagadas.

(     ) nas águas profundas de áreas alagadas.

 

Questão 6 – Em “No final da tarde, a maria-faceira procura árvores altas, geralmente em terreno seco, para dormir.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Em “Costuma viver sozinha ou em par em territórios fixos.”, o texto revela:

(     ) um fato efêmero na vida da maria-faceira.

(     ) um fato habitual na vida da maria-faceira.

(     ) um fato ocasional na vida da maria-faceira.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário