Início Série5º ano Interpretação de texto: Mapa de papel – 5º ano

Interpretação de texto: Mapa de papel – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre mapa de papel. Que tal ler o texto que ensina a fazer esse mapa? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Mapa de papel

    Você já viajou para algum lugar e precisou de um mapa para se localizar? Não pense que estamos falando de mapas virtuais, que temos via computador, tablet ou celular! A pergunta é se você já usou um mapa de papel, já?! Pelo sim, pelo não, que tal aprender a fazer um mapa, digamos, do seu bairro? Ou melhor, do caminho de casa à escola? Se você for craque em fazer mapas, não terá dificuldades quando precisar de um para se orientar. Topa?!

Você vai precisar de:

  • lápis de cor (ou canetinhas coloridas);
  • régua;
  • papel.

Mãos à obra:

    O primeiro passo para criar um mapa é conhecer muito bem a região que ele trará ilustrada. Logo, você precisa pesquisar todas as ruas e demais pontos de referência (praças, rios, pontos, igrejas, etc.) que existem no caminho da sua casa até a escola. Identificou? Hora de desenhar! Capriche na ordem das coisas. Imagine que você está sobrevoando a área em um balão e desenhando tudo como você vê lá do alto. Escolha uma cor para as ruas, outra para os rios e por aí vai. Escreva os nomes das ruas e demais pontos de referência. Depois de finalizar, entregue o mapa para alguém usá-lo como referência. Se for aprovado, parabéns!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 263.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_263.pdf>.

 

Questões 

Questão 1 – Em “[…] que tal aprender a fazer um mapa, digamos, do seu bairro? Ou melhor, do caminho de casa à escola?”, o texto:

(     ) faz um apelo.

(     ) faz um pedido.

(     ) faz um convite.

 

Questão 2 – Na frase “Se você for craque em fazer mapas, não terá dificuldades quando precisar de um para se orientar.”, o vocábulo “para” exprime:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 3 – Na parte “Topa?!”, o texto usa a linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 4 – O segmento “Você vai precisar de: • lápis de cor (ou canetinhas coloridas); • régua; • papel.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “você precisa pesquisar todas as ruas e demais pontos de referência […] que existem no caminho da sua casa até a escola”. Por quê?

 

 

Questão 6 – Na passagem “[…] e desenhando tudo como você vê lá do alto.”, o termo “como”:

(     ) anuncia um exemplo.

(     ) indica uma conformidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – Sublinhe o vocábulo que assinala a ideia de soma a seguir:

“Escolha uma cor para as ruas, outra para os rios e por aí vai.”

 

Questão 8 – Em “Depois de finalizar, entregue o mapa para alguém usá-lo como referência.”, a palavra destacada foi usada para:

(     ) retomar o mapa.

(     ) apresentar o mapa.

(     ) caracterizar o mapa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário