Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do segundo ou terceiro ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: Mamãe.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Mamãe – 2º ou 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mamãe – 2º ou 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mamãe – 2º ou 3º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Mamãe
Atrás da grade do cercado, Corália berrava com muito desespero e a todo pulmão.
– Béééé! – Gritava ela na esperança de ser ouvida.
O tratador a examinou por inteiro:
– Sem espinhos no casco, sem gravetos nas orelhas e nada de parasitas, nada! Mas o que você tem Corália? – Ele se preocupou. – Há se eu ao menos soubesse falar a sua língua!
– Béééé-bééé!- respondeu a cabrita em sua língua.
Os carneiros da redondeza gostariam de tapar as orelhas, pois quando Corália ligava sua sirene, não parava mais por um longo tempo. De repente, ouviu-se um balido bem tranquilo, a mamãe cabra estava de volta. O tratador logo percebeu: Corália chorava se ficava longe da mãe, mesmo se a tratadora voltasse rápido com ela. Depois de tanto choro, a cabrita ficou aliviada, porque de novo juntinho de sua mamãe.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Quem é Corália?
R.
3) Por que Corália berrava tanto?
R.
4) O que o tratador procura enquanto examinava a Corália?
R.
5) Quando o tratador terminou de examinar Corália o que ele encontrou?
R.
6) Por que o tratador ficou preocupado com a Corália?
R.
7) Por que os carneirinhos da redondeza queriam tampar os ouvidos quando a Corália começava aberrar?
R.
8) Quem estava chegando quando ouviu-se um balido bem tranquilo?
R.
9) Ao ver a mamãe de volta como a Corália ficou?
R.
Por Hélia Higa