Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a macaúba. Ela é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Que tal conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Macaúba – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Macaúba – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Macaúba – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Macaúba
A macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiuva, macaíba, coco-baboso e coco-de-espinho. Os frutos são importantes para a fauna nativa, pois alimentam araras, cotias, capivaras, antas e emas.
Com folhas de até 5 metros de comprimento, apresenta flores e frutos em cachos que podem chegar a 60 quilos. As flores atraem abelhas e os frutos, marrom-amarelados, produzem óleo. A macaúba dá frutos quando alcança entre três e cinco anos de idade.
Seu aproveitamento vai do fruto até a madeira. A polpa e a farinha retirada de seus frutos são ricas em vitamina A e betacaroteno e podem ser usadas para fazer suco, sorvete, bolos, pães e doces. As folhas servem para a confecção de redes e linhas de pescaria. Já a madeira pode ser aproveitada para ser utilizada em casas e outras construções no campo.
O óleo da amêndoa é usado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos. O Brasil desenvolve pesquisas com a macaúba com foco na produção de biodiesel, combustível feito a partir de óleos vegetais.
Cerratinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/macauba/>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil […]”
Nesse fragmento, o texto refere-se:
Questão 2 – De acordo com o texto, os frutos da palmeira macaúba “são importantes para a fauna nativa”. Por quê?
Questão 3 – Observe:
“Com folhas de até 5 metros de comprimento, apresenta flores e frutos em cachos que podem chegar a 60 quilos.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Na passagem “[…] produzem óleo.”, o texto refere-se:
( ) às flores da macaúba.
( ) às folhas da macaúba.
( ) aos frutos da macaúba.
Questão 5 – Relacione a(s) parte(s) da macaúba ao seu aproveitamento, segundo o texto:
( 1 ) as folhas.
( 2 ) a madeira.
( 3 ) a polpa e a farinha retirada de seu fruto.
( ) “servem para a confecção de redes e linhas de pescaria”.
( ) “podem ser usadas para fazer suco, sorvete, bolos, pães e doces”.
( ) “pode ser aproveitada para ser utilizada em casas e outras construções no campo”.
Questão 6 – No segmento “O óleo da amêndoa é usado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos.”, o termo grifado indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 7 – Em “O Brasil desenvolve pesquisas com a macaúba com foco na produção de biodiesel, combustível feito a partir de óleos vegetais.”, o trecho destacado tem o objetivo de:
( ) explicar.
( ) justificar.
( ) exemplificar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.