Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Luís da Câmara Cascudo. Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil! Vamos conhecer melhor a história dele? Então, leia com atenção o texto. Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP06, EF05LP10, EF05LP16, EF05LP18 e EF05LP21.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Luís da Câmara Cascudo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Luís da Câmara Cascudo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Luís da Câmara Cascudo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Luís da Câmara Cascudo
Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil, Luís da Câmara Cascudo viveu quase toda a sua vida no Rio Grande do Norte. Lia, recebia visitas e escrevia muito. Em suas viagens, fazia amigos e ouvia histórias. Trocava correspondências com bastante frequência.
Por ser um homem muito querido, Cascudo era sempre abordado por pessoas, seja por escrito ou ao pé do ouvido, e acabava sendo um constante receptor de informações de toda a sorte, incluindo relatos de causos que embalaram o sono ou provocaram sustos em gerações e gerações. Como historiador, enriqueceu a sua obra com pesquisas sobre o homem no Brasil, deixando um precioso legado repleto de referências da sabedoria popular e da cultura brasileira.
Em 1954, foi lançado o seu trabalho mais importante como folclorista, o Dicionário do Folclore Brasileiro, reconhecido no mundo inteiro. No campo da etnografia, publicou vários títulos importantes, como Rede de Dormir, em 1959, e História da Alimentação no Brasil, em 1967. Mais tarde, veio Geografia dos Mitos Brasileiros com o qual recebeu o Prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Cascudo trabalhou até os seus últimos anos de vida, tendo sido agraciado com dezenas de honrarias e prêmios. Morreu aos 87 anos. Até hoje, a sua obra é preservada e divulgada através do Instituto Câmara Cascudo (Ludovicus), que mantém o acervo do autor na mesma casa em que ele residiu por cerca de 40 anos na cidade de Natal.
Disponível em: <https://grupoeditorialglobal.com.br/autores/lista-de-autores/biografia/?id=2613>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Em “Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil […]”, o texto refere-se a:
Questão 3 – Na frase “Lia, recebia visitas e escrevia muito.”, o texto revela:
( ) fatos raros na vida de Cascudo.
( ) fatos contínuos na vida de Cascudo.
( ) fatos ocasionais na vida de Cascudo.
Questão 4 – No trecho “Em suas viagens, fazia amigos e ouvia histórias.”, há um vocábulo que assinala a ideia de soma. Identifique-o:
Questão 5 – Na parte “Por ser um homem muito querido, Cascudo era constantemente abordado por pessoas […]”, o termo sublinhado estabelece a relação de:
( ) causa.
( ) finalidade.
( ) consequência.
Questão 6 – Grife a seguir o adjetivo que exprime uma opinião:
“[…] deixando um precioso legado repleto de referências da sabedoria popular e da cultura brasileira.”
Questão 7 – Segundo o texto, o trabalho mais importante de Câmara Cascudo, o Dicionário do Folclore Brasileiro, foi lançado no ano de:
( ) 1954.
( ) 1959.
( ) 1967.
Questão 8 – Conforme o texto, Câmara Cascudo “recebeu o Prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras (ABL)” com a obra:
( ) Rede de Dormir.
( ) Geografia dos Mitos Brasileiros.
( ) História da Alimentação no Brasil.
Questão 9 – Na passagem “Até hoje, a sua obra é preservada e divulgada através do Instituto Câmara Cascudo […]”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






