Interpretação de texto: Luas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as luas dos planetas. Além da Terra, mais seis planetas do Sistema Solar têm satélites, ou seja, corpos celestes que giram ao seu redor. Vamos saber mais a respeito desse interessante assunto? Para isso, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Você sabia…

Que não é só a Terra que tem lua?

    Além da Terra, mais seis planetas do Sistema Solar têm satélites, ou seja, corpos celestes que giram ao seu redor. São eles: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. De todos, o que tem mais luas é Júpiter, com 63. Mas se há planetas com muitos satélites, há outros que não tem nenhum. Mercúrio e Vênus, por exemplo, não possuem sequer uma lua para contar história. Sobre as dos outros planetas, porém, quanto há para contar…

    A maior lua de Saturno, Titã, é uma das poucas que têm atmosfera: uma camada de gases ao seu redor. Acredita-se que essa atmosfera seja semelhante à da Terra antes do surgimento da vida. Por isso, uma sonda pousou em Titã recentemente para estudá-la.

    Bianca, Miranda, Julieta e outras luas de Urano, por sua vez, podem ser consideradas únicas porque, ao contrário da maioria dos satélites do Sistema Solar, levam nomes de personagens criados por William Shakespeare, autor de peças famosas como Romeu e Julieta. Em geral, as luas são batizadas com nomes da mitologia grega. A única lua de Plutão, Caronte, por exemplo, recebe o nome do barqueiro que, para os gregos, levava as almas dos mortos para o mundo inferior.

            E o que dizer de Triton, maior lua de Netuno? Ela gira para um lado e o planeta, para outro, sendo que é o único dos grandes satélites a fazer isso. Já as luas de Marte… Em 1887, um astrônomo estava quase desistindo de buscar as luas ao redor desse planeta quando sua mulher o encorajou a prosseguir a busca. Na noite seguinte, ele descobriu Deimos. Seis noites depois, Phobos. Para você ver o valor de um incentivo!

Mara Figueira. Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 166. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – Na passagem “Além da Terra, mais seis planetas do Sistema Solar têm satélites, ou seja, corpos celestes que giram ao seu redor.”, a expressão destacada introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 2 – Segundo o texto, “uma sonda pousou em Titã recentemente para estudá-la”. Transcreva a finalidade desse estudo:

 

 

Questão 3 – Em “Bianca, Miranda, Julieta e outras luas de Urano […]”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] levam nomes de personagens criados por William Shakespeare, autor de peças famosas como Romeu e Julieta.”, a parte sublinhada tem o objetivo de:

(     ) justificar.

(     ) comparar.

(     ) apresentar.

 

Questão 5 – Releia:

“Ela gira para um lado e o planeta, para outro, sendo que é o único dos grandes satélites a fazer isso.”

Nesse trecho, a autora refere-se à lua:

(     ) “Triton”.

(     ) “Deimos”.

(     ) “Phobos”.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, a mulher de um astrônomo o incentivou a continuar procurando as luas ao redor do planeta:

(     ) Plutão.

(     ) Netuno.

(     ) Marte.

 

Questão 7 – No segmento “Para você ver o valor de um incentivo!”, a autora do texto:

(     ) descreve algo.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expõe um comentário.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: