Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o louva-a-deus. Vamos conhecer melhor esse inseto? Para tanto, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Louva-a-deus – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Louva-a-deus – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Louva-a-deus – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Louva-a-deus
Ao contrário de grilos, esperanças e gafanhotos, os louva-a-deus pertencem a outra ordem animal e, por isso, não possuem as típicas pernas saltadoras. Adquiriram, porém, um membro determinante: uma espécie de braço coberto de “espinhos” com músculos muito fortes, capazes de agarrar e capturar as presas. Diante de uma mudança tão brusca na aparência, há diferenças marcantes no cardápio desses animais também.
De acordo com o biólogo especialista em louva-a-deus, César Favacho, os animais são predadores vorazes capazes de comer até mesmo os indivíduos da mesma espécie. “Naturalmente comem tudo que conseguem subjugar, mas geralmente se alimentam de insetos e aracnídeos menores. Existem alguns registros de louva-a-deus comendo até pequenos anfíbios, lagartos ou aves (como beija-flores)”, define.
Como na maioria das espécies apenas os machos possuem asas, se tornam, em maioria, totalmente dependentes da área onde ocupam. Nesses ambientes, ao contrário dos outros seres, não se escondem: permanecem imóveis ao menor sinal de presa ou predador. Outra diferença está na cabeça triangular e extremamente flexível dos louva-a-deus, o que lhes garante a possibilidade até de “olhar por cima dos ombros”, como define o especialista.
Gabriela Brumatti. “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
Questões
Questão 1 – Observe:
“[…] não possuem as típicas pernas saltadoras.”
Nessa passagem, a autora refere-se:
( ) aos grilos.
( ) aos louva-a-deus.
( ) às esperanças e aos gafanhotos.
Questão 2 – Sublinhe o termo usado para intensificar a seguir:
“Diante de uma mudança tão brusca na aparência […]”
Questão 3 – O segmento “[…] uma espécie de braço coberto de ‘espinhos’ com músculos muito fortes […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 4 – Segundo o texto, os louva-a-deus:
( ) comumente “se alimentam de insetos e aracnídeos menores”.
( ) exclusivamente “se alimentam de insetos e aracnídeos menores”.
( ) ocasionalmente “se alimentam de insetos e aracnídeos menores”.
Questão 5 – No texto, a informação entre parênteses é um exemplo de:
( ) “aves”.
( ) “anfíbios”.
( ) “lagartos”.
Questão 6 – Releia:
“Como na maioria das espécies apenas os machos possuem asas, se tornam, em maioria, totalmente dependentes da área onde ocupam.”
O trecho destacado exprime:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 7 – Em “Nesses ambientes, ao contrário dos outros seres, não se escondem: permanecem imóveis ao menor sinal de presa ou predador.”, os dois-pontos introduzem:
( ) uma dedução.
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
Questão 8 – De acordo com o especialista citado no texto, o que assegura aos louva-a-deus “a possibilidade até de ‘olhar por cima dos ombros’?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.