Início Série5º ano Interpretação de texto: Louva-a-deus – 5º ano

Interpretação de texto: Louva-a-deus – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o louva-a-deus. Vamos conhecer melhor esse inseto? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Louva-a-deus

    Ao contrário de grilos, esperanças e gafanhotos, os louva-a-deus pertencem a outra ordem animal e, por isso, não possuem as típicas pernas saltadoras. Adquiriram, porém, um membro determinante: uma espécie de braço coberto de “espinhos” com músculos muito fortes, capazes de agarrar e capturar as presas. Diante de uma mudança tão brusca na aparência, há diferenças marcantes no cardápio desses animais também.

    De acordo com o biólogo especialista em louva-a-deus, César Favacho, os animais são predadores vorazes capazes de comer até mesmo os indivíduos da mesma espécie. “Naturalmente comem tudo que conseguem subjugar, mas geralmente se alimentam de insetos e aracnídeos menores. Existem alguns registros de louva-a-deus comendo até pequenos anfíbios, lagartos ou aves (como beija-flores)”, define.

    Como na maioria das espécies apenas os machos possuem asas, se tornam, em maioria, totalmente dependentes da área onde ocupam. Nesses ambientes, ao contrário dos outros seres, não se escondem: permanecem imóveis ao menor sinal de presa ou predador. Outra diferença está na cabeça triangular e extremamente flexível dos louva-a-deus, o que lhes garante a possibilidade até de “olhar por cima dos ombros”, como define o especialista.

Gabriela Brumatti. “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.

Questões

Questão 1 – Observe:

“[…] não possuem as típicas pernas saltadoras.”

Nessa passagem, a autora refere-se:

(     ) aos grilos.

(     ) aos louva-a-deus.

(     ) às esperanças e aos gafanhotos.

 

Questão 2 – Sublinhe o termo usado para intensificar a seguir:

 “Diante de uma mudança tão brusca na aparência […]”

 

Questão 3 – O segmento “[…] uma espécie de braço coberto de ‘espinhos’ com músculos muito fortes […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, os louva-a-deus:

(     ) comumente “se alimentam de insetos e aracnídeos menores”.

(     ) exclusivamente “se alimentam de insetos e aracnídeos menores”.

(     ) ocasionalmente “se alimentam de insetos e aracnídeos menores”.

 

Questão 5 – No texto, a informação entre parênteses é um exemplo de:

(     ) “aves”.

(     ) “anfíbios”.

(     ) “lagartos”.

 

Questão 6 – Releia:

Como na maioria das espécies apenas os machos possuem asas, se tornam, em maioria, totalmente dependentes da área onde ocupam.”

O trecho destacado exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 7 – Em “Nesses ambientes, ao contrário dos outros seres, não se escondem: permanecem imóveis ao menor sinal de presa ou predador.”, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma dedução.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 8 – De acordo com o especialista citado no texto, o que assegura aos louva-a-deus “a possibilidade até de ‘olhar por cima dos ombros’?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário