Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lontra. Ela é um animal que tem hábito solitário é arisco e dificilmente se mostra ao homem. Vamos conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Lontra – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Lontra – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Lontra – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Lontra
Com mais de um metro de comprimento, a lontra é um mamífero semiaquático, parente da irara e da ariranha, que se distribui por quase todo o território brasileiro. Apesar de ser popularmente conhecida, é considerada uma espécie cheia de “mistérios”: o animal que tem hábito solitário é arisco e dificilmente se mostra ao homem.
Alimenta-se principalmente de peixes e crustáceos que encontra no ambiente aquático, mas também pode aderir ao cardápio pequenos mamíferos, répteis e até aves.
Apesar de adorar água, a lontra encontra refúgio em terra, mais precisamente em barrancos onde constrói tocas ou aproveita cavidades naturais para descansar. Na maioria das vezes, escolhe locais com subidas íngremes para dificultar o acesso de algum possível predador. As tocas são próximas à água, onde ela se desloca rapidamente a qualquer sinal de perigo.
A espécie usa as fezes para marcar território. Geralmente são feitas em lugares visíveis como em pedras e troncos, onde outros indivíduos possam ver e logo identificar que aquele espaço já tem dono. Pesquisas apontam também que as fezes servem como manifestação de dominância hierárquica.
A gestação das fêmeas pode durar 86 dias, quando nascem, geralmente, dois filhotes. Eles recebem todo o cuidado nas tocas e, com 74 dias de vida, aprendem a nadar.
Giulia Bucheroni. “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/08/03/registro-raro-filhotes-de-lontra-com-mutacao-genetica-sao-flagrados-em-aquidauana-ms.ghtml>. (Com corte e adaptações).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Apesar de ser popularmente conhecida, é considerada uma espécie cheia de ‘mistérios’ […]”
Nessa passagem, a autora refere-se à:
( ) iara.
( ) lontra.
( ) ariranha.
Questão 2 – Em “[…] o animal que tem hábito solitário é arisco e dificilmente se mostra ao homem.”, o vocábulo “e” exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se alimentam.
Questão 3 – Segundo o texto, a lontra alimenta-se especialmente de:
( ) répteis e aves.
( ) peixes e crustáceos.
( ) pequenos mamíferos.
Questão 4 – Na frase “As tocas são próximas à água, onde ela se desloca rapidamente a qualquer sinal de perigo.”, o vocábulo destacado expressa:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) intensidade.
Questão 5 – No segmento “A espécie usa as fezes para marcar território.”, o termo grifado indica:
( ) direção.
( ) destino.
( ) finalidade.
Questão 6 – No trecho “Geralmente são feitas em lugares visíveis como em pedras e troncos […]”, a expressão verbal concorda com:
( ) as tocas.
( ) as fezes.
( ) as subidas íngremes.
Questão 7 – Observe:
“Eles recebem todo o cuidado nas tocas e, com 74 dias de vida, aprendem a nadar.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.