Início Série5º ano Interpretação de texto: Lontra – 5º ano

Interpretação de texto: Lontra – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lontra. Ela é um animal que tem hábito solitário é arisco e dificilmente se mostra ao homem. Vamos conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Lontra

    Com mais de um metro de comprimento, a lontra é um mamífero semiaquático, parente da irara e da ariranha, que se distribui por quase todo o território brasileiro. Apesar de ser popularmente conhecida, é considerada uma espécie cheia de “mistérios”: o animal que tem hábito solitário é arisco e dificilmente se mostra ao homem.

    Alimenta-se principalmente de peixes e crustáceos que encontra no ambiente aquático, mas também pode aderir ao cardápio pequenos mamíferos, répteis e até aves.

    Apesar de adorar água, a lontra encontra refúgio em terra, mais precisamente em barrancos onde constrói tocas ou aproveita cavidades naturais para descansar. Na maioria das vezes, escolhe locais com subidas íngremes para dificultar o acesso de algum possível predador. As tocas são próximas à água, onde ela se desloca rapidamente a qualquer sinal de perigo.

    A espécie usa as fezes para marcar território. Geralmente são feitas em lugares visíveis como em pedras e troncos, onde outros indivíduos possam ver e logo identificar que aquele espaço já tem dono. Pesquisas apontam também que as fezes servem como manifestação de dominância hierárquica.

    A gestação das fêmeas pode durar 86 dias, quando nascem, geralmente, dois filhotes. Eles recebem todo o cuidado nas tocas e, com 74 dias de vida, aprendem a nadar.

 

Giulia Bucheroni. “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/08/03/registro-raro-filhotes-de-lontra-com-mutacao-genetica-sao-flagrados-em-aquidauana-ms.ghtml>. (Com corte e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 

“Apesar de ser popularmente conhecida, é considerada uma espécie cheia de ‘mistérios’ […]”

 

Nessa passagem, a autora refere-se à:

(     ) iara.

(     ) lontra.

(     ) ariranha.

 

Questão 2 – Em “[…] o animal que tem hábito solitário é arisco e dificilmente se mostra ao homem.”, o vocábulo “e” exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se alimentam.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a lontra alimenta-se especialmente de:

(     ) répteis e aves.

(     ) peixes e crustáceos.

(     ) pequenos mamíferos.

 

Questão 4 – Na frase “As tocas são próximas à água, onde ela se desloca rapidamente a qualquer sinal de perigo.”, o vocábulo destacado expressa:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 5 – No segmento “A espécie usa as fezes para marcar território.”, o termo grifado indica:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 6 – No trecho “Geralmente são feitas em lugares visíveis como em pedras e troncos […]”, a expressão verbal concorda com:

(     ) as tocas.

(     ) as fezes.

(     ) as subidas íngremes.

 

Questão 7 – Observe:

 

“Eles recebem todo o cuidado nas tocas e, com 74 dias de vida, aprendem a nadar.”

 

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário