Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre a Locomotiva 4960. Você já ouviu falar dessa Maria Fumaça localizada nos Estados Unidos? A notícia nos revela uma curiosidade sobre ela! Vamos descobrir? Então, leia o texto e responda às questões interpretativas!
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Locomotiva 4960 – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Locomotiva 4960 – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Locomotiva 4960 – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Maria Fumaça é movida a óleo de fritura usado
A Locomotiva 4960 – famosa Maria Fumaça dos EUA que faz passeios turísticos pelo Grand Canyon – já é uma idosa de 90 anos, mas não foi por isso que ela se aposentou em 2008: o trem estava poluindo em excesso o meio ambiente e, por isso, teve que parar de circular há cerca de cinco anos.
A notícia entristeceu os turistas, que pensaram que nunca mais teriam a chance de andar na famosa Maria Fumaça 4960, mas eis que a locomotiva ressuscitou graças ao óleo de cozinha que sua mãe usa em casa para fritar batatinhas. Dá para acreditar? Pesquisadores dos EUA desenvolveram uma técnica que utiliza o óleo de cozinha usado como combustível para movimentar o trem, que pesa mais de 100 toneladas.
Além de não poluir o meio ambiente, o combustível inusitado ajuda a resolver outro problema ambiental bastante grave: o descarte incorreto de óleo de cozinha usado. Muita gente tem o (péssimo) hábito de jogar o resíduo pelo ralo da cozinha, mas essa atitude faz muito mal à natureza. Um litro de óleo jogado pela pia polui 25 mil litros de água. Olha só o tamanho do estrago… O ideal é encaminhar esse resíduo para reciclagem ou, então, usá-lo para colocar a Maria Fumaça 4960 para funcionar, como fizeram os pesquisadores dos EUA.
Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
a) notícia
b) conto
c) propaganda
d) crônica
Questão 2 – Leia atentamente as alternativas. Em seguida, assinale aquela que contém o assunto do texto:
a) Os passeios turísticos realizados pela Locomotiva 4960.
b) A aposentadoria da famosa Maria Fumaça dos EUA.
c) A Maria Fumaça 4960 movida a óleo de cozinha reutilizado.
d) A reciclagem de resíduos.
Questão 3 – De acordo com o texto, a famosa Locomotiva 4960 parou de circular pelo Grand Canyon no ano de 2008. Por quê?
R:
Questão 4 – Depois de cinco anos, a famosa Maria Fumaça norte-americana voltou a circular. O que motivou esse fato?
R:
Questão 5 – “[…] mas essa atitude faz muito mal à natureza”. A que atitude o texto se refere?
R:
Questão 6 – O adjetivo sublinhado representa uma opinião do autor na frase:
a) “[…] a chance de andar na famosa Maria Fumaça 4960 […]”
b) “[…] ajuda a resolver outro problema ambiental bastante grave […]”
c) “[…] o descarte incorreto de óleo de cozinha usado.”
d) “Muita gente tem o (péssimo) hábito de jogar o resíduo pelo ralo da cozinha […]”
Questão 7 – Na passagem “[…] teve que parar de circular há cerca de cinco anos.”, a locução em destaque exprime:
a) um conselho
b) um pedido
c) um desejo
d) uma obrigação
Questão 8 – No primeiro parágrafo, o travessão duplo indica a inserção de:
a) uma exemplificação
b) uma explicação
c) uma comparação
d) uma opinião
Questão 9 – No trecho “Olha só o tamanho do estrago…”, o verbo sublinhado foi empregado em uma linguagem:
a) informal
b) técnica
c) formal
d) regional
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.