Início Série5º ano Interpretação de texto: Literatura de cordel – 5º ano

Interpretação de texto: Literatura de cordel – 5º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O pescador e a raposa.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

LITERATURA DE CORDEL

    A Literatura de cordel é de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais. Muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.

Um causo bem estranho

Atenção aqui meu amigo

Um causo vou te contar

Segure bem os fundilhos

Pra calça então não sujar!

 

Lá pro sertão do nordeste

Havia um lobo a uivar

Com medo o povo falava

É o lobisomem a chegar!

 

Toda a moçada corria

Quietinha em casa a ficar

Pois já diziam as senhoras

Que o bicho queria casar!

 

Em noite de lua cheia

Não se podia brincar

As casas eram fechadas

Antes da noite apontar!

 

Mas acontece que um dia

Por um descuido ou azar

A fera pegou uma moça

Com ela sumiu num piscar!

 

E até hoje não sabem

O que está a passar

A pobre desventurada

Que a fera quis desposar!

 

Porém dizem por lá

Que o bicho veio pra cá

Que hoje ele procura

Quem lendo este verso está!

Isabel Cristina S. Soares abaixo

 

 

 

Responda às questões abaixo:

1)  Qual o título do poema?

R: 

 

2)  O texto lido é do tipo:

a)   Instrucional.

b)  Narrativo.

c)   Expositivo.

d)  Argumentativo.

 

3)  Justifique sua resposta anterior:

a)   O texto guia uma pessoa como deve proceder.

b)  O texto narra um causo popular.

c)   O texto expõe uma ideia.

d)  O texto tenta convencer algo sobre uma ideia

 

4)  Quantas estrofes e quantos versos tem o poema?

R: 

 

5)  Retire do texto:

a)   Um substantivo derivado: 

b)  Uma palavra no diminutivo: 

c)   Uma palavra que indica ação: 

 

6)  “Lá pro sertão do nordeste”, o trecho indica:

a)   tempo.

b)  lugar.

c)   circunstância.

d)  negação.

 

7)  Quem é a autora do texto?

R: 

 

8)  “Toda a moçada corria”. Reescreva a frase substituindo a palavra destacada por um sinônimo.

R:

 

 

 

Por Acessaber

Deixe um Comentário