Início Série5º ano Interpretação de texto: Lesma caramujo e caracol – 5º ano

Interpretação de texto: Lesma caramujo e caracol – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a lesma, o caramujo e o caracol. Qual a diferença entre eles? Descubra, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF05LP22 e EF05LP23.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol? Aprenda a identificá-los!

Animais pertencem à mesma classe, mas se diferenciam pela presença de concha e adaptações a diferentes ambientes.

    Lesmas, caramujos e caracóis pertencem ao mesmo grupo biológico. Todos são moluscos da classe Gastropoda, que conta com cerca de 75 mil espécies descritas.

    Os caracóis são geralmente associados aos gastrópodes terrestres, conhecidos por suas conchas espiraladas. Já os caramujos referem-se aos gastrópodes aquáticos, que também possuem conchas, mas adaptadas ao ambiente aquático.

    Por outro lado, as lesmas se distinguem por não possuírem concha. Esse grupo de gastrópodes passou por uma redução ou perda total da concha ao longo da evolução, um processo que ocorre independentemente em diferentes espécies […]

    “A perda da concha nas lesmas terrestres parece ser uma adaptação para lidar com a falta de cálcio em determinados ambientes. Já no mar, onde o cálcio é abundante, a perda da concha pode ser uma adaptação a diferentes estilos de vida, como o hábito natatório”, explica Alan R. Batistão, mestrando em Biologia Animal pela Unicamp.

    A concha, presente em caracóis e caramujos, é composta de carbonato de cálcio, uma substância abundante nos ambientes aquáticos, mas menos disponível em terra firme. A ausência de conchas nas lesmas, tanto terrestres quanto aquáticas, é uma característica que reflete suas adaptações ao longo do tempo, variando conforme o ambiente.

    Os grupos terrestres de caracóis e lesmas geralmente são noturnos, se enterrando ou se escondendo em locais úmidos durante o dia para evitar a dessecação e a morte. Já os animais de água doce costumam ser encontrados nas margens de rios, a fim de evitar ser levados pelas correntezas, com muitos deles desovando fora da água. Nos ambientes marinhos, o habitat pode ser bastante variado e depender do grupo.

    Segundo Marcel Miranda, pós-doutorando na USP, todos esses grupos desempenham funções ecológicas muito diversas, como predadores, pastadores que se alimentam de algas marinhas e biofilmes, filtradores e consumidores de matéria orgânica em decomposição.

Kauan Panontin. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia> .

Publicado em: 20 de janeiro de 2025. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Animais pertencem à mesma classe, mas se diferenciam pela presença de concha e adaptações a diferentes ambientes.”, a que animais o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Relacione, conforme a indicação:

(  1 ) lesmas.                                                (     ) Não possuem conchas.

(  2 ) caracóis.                                              (     ) Possuem conchas espiraladas.

(  3 ) caramujos.                                          (     ) Possuem conchas adaptadas ao meio aquático.

 

Questão 3 – A parte “A concha, presente em caracóis e caramujos, é composta de carbonato de cálcio […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – O texto revela que “os grupos terrestres de caracóis e lesmas se enterram ou se escondem em locais úmidos durante o dia” para:

(     ) “desovar fora da água”.

(     ) “evitar a dessecação e a morte”.

(     ) “evitar ser levados pelas correntezas”.

 

Questão 5 – Na frase “Nos ambientes marinhos, o habitat pode ser bastante variado e depender do grupo.”, o termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Segundo o texto, as lesmas, os caramujos e os caracóis “desempenham funções ecológicas muito diversas”. Identifique essas funções:

 

 

Questão 7 – No texto, as aspas:

(     ) marcam uma ironia.

(     ) indicam uma citação.

(     ) destacam um fragmento em linguagem informal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário