Interpretação de texto: Jabutis – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os jabutis. Suas patas, rígidas e retas, lembram pequenos troncos. Você sabia que no Brasil há apenas duas espécies de jabutis? Vamos conhecê-las? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                       DATA:

PROF:                                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Jabutis

    Os jabutis são animais terrestres. Suas patas, rígidas e retas, lembram pequenos troncos. São onívoros: comem frutas, folhas, minhocas, insetos e até ratos. Só duas espécies são encontradas em território nacional: o jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e o jabuti-tinga (Geochelone denticulata).

    O jabuti-piranga habita o Nordeste, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul do país; já o jabuti-tinga só é encontrado na região amazônica. As duas espécies chegam a alcançar, em média, 50 centímetros e 18 quilos. A principal diferença entre o jabuti-piranga e o jabuti-tinga é a coloração das escamas em suas patas: enquanto este tem escamas amarelas, aquele tem escamas vermelhas.

    A espécie de jabuti mais famosa só é encontrada no Arquipélago de Galápagos, conjunto de 58 ilhas situado no Oceano Pacífico que inspirou Charles Darwin a conceber a Teoria da Evolução das Espécies. O gigante das Galápagos (Geochelone nigra) pode medir até 1,80 metros e pesar mais de 200 quilos. Grande, não é mesmo? Mas não precisa sair correndo caso encontre um! Além de serem animais extremamente lentos, esses jabutis são herbívoros: alimentam-se exclusivamente de frutas, cactos e ervas rasteiras. 

Juliana Rocha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Leia o que se afirma sobre as duas espécies de jabutis encontradas no Brasil, o jabuti-piranga e o jabuti-tinga:

I. O jabuti-piranga tem escamas amarelas.

II. O jabuti-tinga tem escamas vermelhas.

III. O jabuti-piranga habita diferentes regiões do Brasil.

Está correto o que se afirma em:

(     ) III.

(     ) I e II.

(     ) I, II e III.

 

Questão 2 – Na passagem “Suas patas, rígidas e retas, lembram pequenos troncos.”, os adjetivos destacados compõem:

(     ) uma descrição feita pela autora.

(     ) uma opinião defendida pela autora.

(     ) uma conclusão a que chegou a autora.

 

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

“A espécie de jabuti mais famosa só é encontrada no Arquipélago de Galápagos, conjunto de 58 ilhas situado no Oceano Pacífico que inspirou Charles Darwin a conceber a Teoria […]”

 A parte grifada no fragmento acima:

(     ) avalia o Arquipélago de Galápagos.

(     ) define o Arquipélago de Galápagos.

(     ) caracteriza o Arquipélago de Galápagos.

 

Questão 4 – Na oração “Além de serem animais extremamente lentos […]”, o termo destacado foi empregado para:

(     ) explicar o sentido de “lentos”.

(     ) intensificar o sentido de “lentos”.

(     ) complementar o sentido de “lentos”.

 

Questão 5 – Na frase “[…] alimentam-se exclusivamente de frutas, cactos e ervas rasteiras.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) unicamente.

(     ) principalmente.

(     ) aleatoriamente.

 

Questão 6 – A autora do texto conversa diretamente com o leitor no segmento:

(     ) “São onívoros: comem frutas, folhas, minhocas, insetos e até ratos.”

(     ) “O gigante das Galápagos (Geochelone nigra) pode medir até 1,80 metros […]”

(     ) “Mas não precisa sair correndo caso encontre um!”

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o objetivo do texto é:

(     ) contar uma história sobre jabutis.

(     ) divulgar um lugar onde há jabutis.

(     ) apresentar explicações sobre os jabutis.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: