Interpretação de texto: Uma festança na floresta – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre uma festança na floresta. E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. Quem convidou? Quem compareceu? Vamos saber mais a respeito desse evento na floresta? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                          DATA:

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Uma festança na floresta

    Foi assim: os animais das matas até que estavam ocupados e calmos em relação a seus deveres, pois o dever do animal é existir. Mas eis senão quando surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz-que-diz assanhado. Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá. Como o sabiá, a quanto se sabe, canta pelo mero prazer de cantar, ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade.

    E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. Quem convidava não dizia quem era, mas todos desconfiaram que a ideia vinha da rainha das selvas brasileiras, a onça, mandachuva que era. Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade. Até a mãe-coruja, que de tão séria e sábia até óculos usava, foi convidada com os seus filhotes.

    Quanto às filhas do macaco, doidas para namorar e enfim casar, enfeitaram-se tanto e com tantas bugigangas que pareciam umas – é isso mesmo, pareciam umas verdadeiras macacas. E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado: apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio para chamar atenção.

    A noite estava toda iluminada por milhares de vaga-lumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas. Quanto à orquestra, fiquem certos de que era da melhor qualidade: uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa os mais belos grunhidos da mata.

Clarice Lispector. Doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que, de acordo com a história, desencadeou a quebra da rotina dos bichos na floresta:

(     ) “[…] surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz-que-diz assanhado.”

(     ) “Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá.”

(     ) “[…] ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade.”

 

Questão 2 – Para os bichos da floresta, a ideia da festança partiu:

(     ) do sabiá.

(     ) da onça.

(     ) da mãe-coruja.

 

Questão 3 – Em “Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade.”, a expressão sublinhada exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Segundo o texto, as filhas do macaco “pareciam umas verdadeiras macacas”, pois:

(     ) gostavam demais de festas na floresta.

(     ) enfeitaram-se muito para a festa na floresta.

(     ) desejavam encontrar um futuro marido na festa na floresta.

 

Questão 5 – No segmento “E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado […]”, o termo destacado foi usado para:

(     ) definir uma característica da cobra.

(     ) intensificar uma característica da cobra.

(     ) complementar uma característica da cobra.

 

Questão 6 – Aponte a parte do texto em que o verbo grifado indica um fato contínuo no passado:

(     ) “Quem convidava não dizia quem era […]”

(     ) “[…] apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio […]”

(    ) “[…]” uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa […]”

 

Questão 7 – Releia esta passagem do texto:

“A noite estava toda iluminada por milhares de vaga-lumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) descreve a noite em que se deu a festança na floresta.

(     ) dá uma opinião sobre a noite em que se deu a festança na floresta.

(     ) levanta uma hipótese sobre a noite em que se deu a festança na floresta.

 

Questão 8 – Predomina no texto:

(     ) a narração.

(     ) a descrição.

(     ) a argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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