Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Itanhandu. Vamos conhecer essa cidade? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Itanhandu – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Itanhandu – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Itanhandu – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Itanhandu
A cidade de Itanhandu está encravada em um vale, no sul de Minas Gerais, onde o Rio Verde desce serpenteando pela Serra da Mantiqueira.
Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras de extrema beleza, onde se pode observar uma fauna rica em aves e desfrutar de momentos aprazíveis. As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.
O relevo, por suas altitudes que variam de 900 a 2.665 metros, propicia a prática de montanhismo, caminhadas pelas trilhas da região. Suas características geográficas amenizam as temperaturas e criam um microclima tipicamente serrano e muito gostoso.
Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses, entre outros caminhos ecológicos. Itanhandu hoje, junto com mais seis municípios da região, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, faz parte do caminho velho da Estrada Real e está inserido na APA (Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira).
O Patrimônio Histórico de Itanhandu vem sendo reconhecido, por meio do Inventário de Bens Imóveis, elaborado numa parceria entre IEPHA e a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo itanhanduense.
Disponível em: <https://institutoestradareal.com.br/cidades/itanhandu-mg/>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Qual é o objetivo do texto acima?
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um lugar.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Identifique o trecho que apresenta uma opinião:
( ) “A cidade de Itanhandu está encravada em um vale […]”
( ) “[…] criam um microclima tipicamente serrano e muito gostoso.”
( ) “Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades […]”
Questão 3 – Releia:
“Sua nascente encontra-se a 20 km da cidade, formando poços, corredeiras e cachoeiras […]”
Esse segmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Na frase “As belezas naturais e paisagísticas do município são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.”, a parte destacada expressa:
( ) destino.
( ) direção.
( ) finalidade.
Questão 5 – Na passagem “Suas características geográficas amenizam as temperaturas […]”, o vocábulo sublinhado quer dizer:
( ) “elevam”.
( ) “diminuem”.
( ) “transformam”.
Questão 6 – Na parte “[…] percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses, entre outros caminhos ecológicos.”, o termo “como”:
( ) aponta causas.
( ) introduz exemplos.
( ) enumera condições.
Questão 7 – Grife a palavra que indica tempo a seguir:
“Itanhandu hoje, junto com mais seis municípios da região, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira […]”
Questão 8 – No fragmento “[…] a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo itanhanduense.”, o vocábulo “e” exprime:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.