Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre iogurte. Que tal aprender uma receita de iogurte caseiro muito gostosa e cheia de ciência?! Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06 e EF05LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Iogurte sabor ciência – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Iogurte sabor ciência – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Iogurte sabor ciência – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Iogurte sabor ciência!!!
Ele vai muito bem puro, com frutas, granola… É saudável e gostoso. Estou falando do iogurte. Ah! Você adora, não é? Que tal aprender uma receita de iogurte caseiro muito gostosa e cheia de ciência?!
Você vai precisar de:
- uma caixa de leite integral;
- uma leiteira;
- um pote de 200 gramas de iogurte natural;
- um isopor pequeno com tampa;
- um fogão;
- um adulto.
Passo a passo:
Coloque o leite integral na leiteira e peça a um adulto que acenda o fogo e fique ao seu lado. Quando ele estiver quase fervendo (não o deixe subir), apague o fogo. Deixe o leite ficar morno, despeje o iogurte natural e misture. Coloque a leiteira dentro do isopor e tampe. Ela deve ficar assim por, pelo menos, oito horas. Quando abrir, seu iogurte estará no ponto!
O que aconteceu?
Há no iogurte bactérias que, em contato com o leite, se reproduzem rapidamente. Essa reação química chamada fermentação transforma a mistura em mais iogurte. O que é feito em casa é um pouquinho mais azedo do que o industrializado. Para adoçá-lo, misture frutas da sua preferência. O resultado é uma delícia!
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_265.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Ele vai muito bem puro, com frutas, granola… É saudável e gostoso.”, o texto refere-se ao:
Questão 2 – A seção “Você vai precisar de:” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – O texto orienta que o fogo deve ser apagado, quando o leite:
( ) “subir”.
( ) “ficar morno”.
( ) “estiver quase fervendo”.
Questão 4 – No segmento “Coloque a leiteira dentro do isopor e tampe.”, o vocábulo “e” foi empregado para exprimir a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Em “Há no iogurte bactérias que, em contato com o leite, se reproduzem rapidamente.”, o termo destacado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 6 – Na parte “O que é feito em casa é um pouquinho mais azedo do que o industrializado.”, o texto:
( ) revela uma condição.
( ) aponta uma hipótese.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – Sublinhe a palavra que introduz uma finalidade a seguir:
“Para adoçá-lo, misture frutas da sua preferência.”
Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “Ela deve ficar assim por, pelo menos, oito horas.”
( ) “Quando abrir, seu iogurte estará no ponto!”
( ) “O resultado é uma delícia!”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.