Interpretação de texto: Inácia descobre as cores- 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Inácia descobre as cores.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Inácia descobre as cores

    Inácia é uma borboleta azul! O pai é azul e a mãe também. Inácia gosta muito dessa vida azul. Ela está passeando entre acianos.
    – Nesse ritmo, você não vai conhecer amigos de outras cores – diz papai.
    Pouco lhe importa! A cor azul basta para Inácia.
    Contudo, um dia em que Inácia colhe um lindo aciano, vê uma mancha amarela no meio. Refreia com todas as asas, mas tarde demais. Aterrissa no aciano.
    – Bom dia! Eu me chamo Inês – diz a mancha amarela que não passa de uma linda borboleta.
    – Mas esse é o meu aciano! Você só tem que voar sobre os dentes-de-leão – resmunga Inácia, não muito gentil.
    – Eu gosto de todas as cores! – diz Inês, borboleteando – Mas é o azul que eu prefiro!
    Inácia a pega para si e fica azul de prazer: Afinal de contas, o amarelo também é uma linda cor…

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Quem é Inácia?
R.

 

3) Um certo dia, quando Inácia colhe um aciano, o que vê?
R.

 

4) Quem é Inês?
R.

 

5) O que Inácia fala para Inês de forma não muito gentil?
R.

 

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: