Início Série5º ano Interpretação de texto: Iceberg gigante – 5º ano

Interpretação de texto: Iceberg gigante – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um iceberg gigante. Ele se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica! Por que isso aconteceu? Informe-se, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Iceberg gigante do tamanho da cidade de SP se desprende da Antártica

Apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionado à mudança climática.

    Um iceberg, com tamanho equivalente à área da cidade de São Paulo, se desprendeu no domingo de uma plataforma de gelo, próxima a uma estação científica do Reino Unido na Antártica, anunciou um grupo de cientistas na segunda-feira (23).

    Apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionado à mudança climática, afirma o British Antarctic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares.

    O bloco de gelo, de 1.550 km² (a cidade de SP tem cerca de 1.520 km²), se desprendeu da camada flutuante entre 16h e 17h de domingo, no horário de Brasília, depois que a maré forte na região aumentou a fenda que já existia na plataforma de gelo, informou o BAS.

    Há dois anos, outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido nessa região, batizada de plataforma de gelo Brunt, onde está localizada a base científica britânica Halley VI.

    As grandes fissuras nas plataformas de gelo vêm aumentando na última década, segundo os glaciologistas.

    Em 2016, o BAS decidiu mover a base Halley VI para outro lugar, a cerca de 20 quilômetros de distância, por temer que a estação ficasse à deriva sobre um iceberg.

    “Esse desprendimento era esperado e é parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está vinculado à mudança climática”, explicou o glaciologista Dominic Hodgson, citado em uma nota.

    O continente, no entanto, sofre as consequências do aquecimento global. […]

Por g1. Disponível em: <https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/01/25/video-iceberg-gigante-do-tamanho-da-cidade-de-sp-se-desprende-da-antartica.ghtml>. Publicado em: 25 de janeiro de 2023. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Qual é o objetivo do texto acima?

(     ) noticiar um fato.

(     ) debater um assunto.

(     ) anunciar uma descoberta.

 

Questão 2 – Em “Um iceberg, com tamanho equivalente à área da cidade de São Paulo, se desprendeu no domingo de uma plataforma de gelo […]”, o trecho sublinhado:

(     ) faz uma correção.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) exprime uma comparação.

 

Questão 3 – Identifique o fator que, de acordo com o texto, levou o bloco de gelo a se desprender da camada flutuante:

 

 

Questão 4 – Segundo o texto, “outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido nessa região”, no ano de:

(     ) 2016.

(     ) 2021.

(     ) 2023.

 

Questão 5 – O texto revela que “grandes fissuras nas plataformas de gelo vêm aumentando na última década”. O que quer dizer “fissuras”?

 

 

Questão 6 – Na parte “[…] o BAS decidiu mover a base Halley VI para outro lugar […], por temer que a estação ficasse à deriva sobre um iceberg.”, o termo grifado introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 7 – As aspas destacam no texto:

(     ) a informação mais relevante.

(     ) a reprodução de uma fala alheia.

(     ) o fragmento em linguagem informal.

 

Questão 8 – Na passagem “O continente, no entanto, sofre as consequências do aquecimento global.”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário