Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a história de surgimento do céu. Vamos ler essa lenda? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP06, EF35LP01, EF35LP04 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Historia do céu – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Historia do céu – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Historia do céu – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
História do céu
Já existia o céu. Mas ainda estava se formando. O céu ainda estava se criando. Era baixo de um lado. Não era como hoje. Era igual a uma onda, levantando só de um lado.
O povo antigo não queria o céu. E foram tentar derrubar com o machado. Eles batiam, abriam um buraco no céu, mas ele se fechava. Imediatamente.
Eles batiam de novo, abriam um buraco e o buraco se fechava. Foram batendo, batendo com o machado e os buracos se fechando…
Iam se revezando. Cada um batia um pouco com o machado.
Iam cortando, e o céu se fechando…
Então desistiram de derrubar:
— Vamos deixar! Não estamos conseguindo cortar o céu!
Foi assim. Assim que o povo antigo tentou derrubar o céu. Assim que se criou o céu.
Disponível em: <https://dominiopublico.mec.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma lenda.
( ) uma crônica.
Questão 2 – Releia:
“Mas ainda estava se formando.”
A que a história se refere?
Questão 3 – Na passagem “Era igual a uma onda, levantando só de um lado.”, a história:
( ) faz uma comparação.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expressa uma opinião.
Questão 4 – Na história, o povo antigo foi tentar derrubar o céu com o machado. Por quê?
Questão 5 – Na frase “Eles batiam, abriam um buraco no céu, mas ele se fechava.”, o vocábulo destacado inicia um fato na história, que:
( ) se soma a outro.
( ) se alterna com outro.
( ) se contrasta com outro.
Questão 6 – No fragmento “Eles batiam de novo, abriam um buraco e o buraco se fechava.”, a expressão sublinhada indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 7 – O trecho “Iam se revezando.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – O que levou o povo antigo a desistir de derrubar o céu?
Questão 9 – Em “— Vamos deixar! Não estamos conseguindo cortar o céu!”, o travessão:
( ) anuncia a fala.
( ) marca o começo da fala.
( ) sinaliza uma pausa na fala.
Questão 10 – Observe:
“Assim que se criou o céu.”
O desfecho explicita o objetivo do texto. Qual objetivo?
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






