Início Série5º ano Interpretação de texto: Historia do céu – 5º ano

Interpretação de texto: Historia do céu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a história de surgimento do céu. Vamos ler essa lenda? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP06, EF35LP01, EF35LP04 e EF35LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

História do céu

    Já existia o céu. Mas ainda estava se formando. O céu ainda estava se criando. Era baixo de um lado. Não era como hoje. Era igual a uma onda, levantando só de um lado.

    O povo antigo não queria o céu. E foram tentar derrubar com o machado. Eles batiam, abriam um buraco no céu, mas ele se fechava. Imediatamente.

    Eles batiam de novo, abriam um buraco e o buraco se fechava. Foram batendo, batendo com o machado e os buracos se fechando…

    Iam se revezando. Cada um batia um pouco com o machado.

    Iam cortando, e o céu se fechando…

    Então desistiram de derrubar:

    — Vamos deixar! Não estamos conseguindo cortar o céu!

    Foi assim. Assim que o povo antigo tentou derrubar o céu. Assim que se criou o céu.

Disponível em: <https://dominiopublico.mec.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma lenda.

(     ) uma crônica.

 

Questão 2 – Releia:

“Mas ainda estava se formando.”

A que a história se refere?

 

Questão 3 – Na passagem “Era igual a uma onda, levantando só de um lado.”, a história:

(     ) faz uma comparação.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 4 – Na história, o povo antigo foi tentar derrubar o céu com o machado. Por quê?

 

 

Questão 5 – Na frase “Eles batiam, abriam um buraco no céu, mas ele se fechava.”, o vocábulo destacado inicia um fato na história, que:

(     ) se soma a outro.

(     ) se alterna com outro.

(     ) se contrasta com outro.

 

Questão 6 – No fragmento “Eles batiam de novo, abriam um buraco e o buraco se fechava.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 7 – O trecho “Iam se revezando.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – O que levou o povo antigo a desistir de derrubar o céu?

 

 

Questão 9 – Em “— Vamos deixar! Não estamos conseguindo cortar o céu!”, o travessão:

(     ) anuncia a fala.

(     ) marca o começo da fala.

(     ) sinaliza uma pausa na fala.

 

Questão 10 – Observe:

“Assim que se criou o céu.”

O desfecho explicita o objetivo do texto. Qual objetivo?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário