Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre “Heidi, a menina dos Alpes”. Segundo o texto, esse livro mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas, com seus valores simples e essenciais, e a vida na cidade grande, com costumes, regras e valores muito diferentes. Vamos saber mais a respeito da história desse livro? Então, leia o texto “Heidi, a menina dos Alpes”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Heidi a menina dos Alpes – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Heidi a menina dos Alpes – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Heidi a menina dos Alpes – 6º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Heidi, a menina dos Alpes”
Heidi, órfã desde muito pequena, mora numa cidadezinha da Suíça com sua tia Dete. Quando recebe uma excelente proposta de trabalho em Frankfurt, na Alemanha, a tia decide entregar a menina, agora com 6 anos, ao avô, um velho zangado com o mundo, rabugento, que vive isolado no alto de uma montanha dos Alpes suíços. Ao chegar ao novo lar, Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens, pelas flores e pelos animais dos vales e das montanhas, além de ganhar um novo amigo, Pedro das Cabras, um menino pastor. Com o passar do tempo, a menina conquista os moradores do vilarejo e, principalmente, o coração do avô, mostrando-lhe que é possível ser feliz e reencontrar a paz. Mas essa felicidade desaparece quando tia Dete volta para levá-la para Frankfurt. Escrito em 1880, Heidi, a menina dos Alpes mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas, com seus valores simples e essenciais, e a vida na cidade grande, com costumes, regras e valores muito diferentes. A narrativa acompanha o crescimento e as aprendizagens de Heidi, e, sem perder de vista os 136 anos que separam nossa vida hoje, no século XXI, da vida dos personagens, é uma fonte de descobertas e reflexões importantes para todos nós.
Johanna Spyri (Autora do livro). Jessie Willcox Smith (Ilustradora do livro). Karina Jannini (Tradutora do livro). Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.
Questões
Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) expor uma opinião.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Identifique a autora do texto lido:
( ) Johanna Spyri.
( ) Jessie Willcox Smith.
( ) Karina Jannini.
( ) nenhuma da opções anteriores.
Questão 3 – Em “Heidi, a menina dos Alpes”, a parte destacada:
( ) elogia a Heidi.
( ) descreve a Heidi.
( ) apresenta a Heidi.
( ) caracteriza a Heidi.
Questão 4 – O clímax da história “Heidi, a menina dos Alpes” ocorre quando:
( ) “[…] a tia decide entregar a menina, agora com 6 anos, ao avô […]”
( ) “[…] Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens […]”
( ) “[…] a menina conquista os moradores do vilarejo […]”
( ) “[…] tia Dete volta para levá-la para Frankfurt.”
Questão 5 – Sublinhe no fragmento a seguir os adjetivos que caracterizam o avô de Heidi:
“[…] um velho zangado com o mundo, rabugento […]”
Questão 6 – Grife a palavra que indica tempo nesta passagem do texto:
“[…] Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens […]”
Questão 7 – Segundo o texto, a Heidi mostra “que é possível ser feliz e reencontrar a paz”:
( ) a sua tia Dete.
( ) a um menino pastor.
( ) ao seu avô.
( ) nenhuma da opções anteriores.
Questão 8 – Em “[…] regras e valores muito diferentes.”, o termo destacado foi empregado para:
( ) explicar.
( ) comparar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 9 – Há uma opinião sobre o livro “Heidi, a menina dos Alpes” no segmento:
( ) “Heidi, órfã desde muito pequena, mora numa cidadezinha da Suíça […]”
( ) “Quando recebe uma excelente proposta de trabalho em Frankfurt […]”
( ) “[…] mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas […]”
( ) “[…] é uma fonte de descobertas e reflexões importantes para todos nós.”
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
A resposta do exercício 2 está errada.
Resposta correta é Johanna Spyri.
Oi, Evanise!
A resposta está certa, sim. Johanna Spyri não é a autora do texto, mas do livro que é tema do texto.
Agradecemos-lhe a presença!
Volte sempre!
Denyse