Interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Guigó-da-caatinga. Segundo o texto, Extremamente ágil e silencioso, o guigó-da-caatinga é um dos primatas brasileiros mais ameaçados de extinção. Quer conhecê-lo melhor? Quer saber o que ameaça a vida desse primata? Então, não deixe de ler com atenção o texto e, na sequência, de responder às variadas questões interpretativas propostas, viu?
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Guigo-da-caatinga – 6º ano Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Guigo-da-caatinga – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Guigo-da-caatinga – 6º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Guigó-da-caatinga
Extremamente ágil e silencioso, o guigó-da-caatinga (Callicebus barabarabrownae) é um dos primatas brasileiros mais ameaçados de extinção. Desaparecido por quase 70 anos, chegou a ser considerado extinto e hoje é classificado como criticamente em perigo. Calcula-se que haja apenas 250 indivíduos em liberdade.
No passado, tinha uma ampla distribuição nas florestas ao leste e ao sul do Rio S. Francisco. Hoje sobrevive apenas em pequenos fragmentos arbóreos em reservas legais de fazendas e “matas de cabeceira”, conservadas para proteger as nascentes, no interior da caatinga baiana.
É um macaquinho do tamanho de um coelho, pesando de 1 a 2 kg. Tem tronco e membros amarelos cor de couro e cauda laranja. Alimentam-se de frutos, como o cajá-bravo, o mucugê e o licuri, folhas, raízes, mel, filhotes de aves, pequenos anfíbios, roedores, piolhos de cobra e outros insetos.
Seus grupos são unidades familiares normalmente formadas por quatro indivíduos: um casal, um filhote nascido no ano anterior e um filhote recente. Muito barulhento, principalmente de manhã, é confundido muitas vezes com o macaco-prego-do-peito amarelo e com bugio-preto, graças aos sons que emitem.
A principal ameaça ao guigó da caatinga é o desmatamento associado à agricultura. Como a pecuária exige mais espaço, estas propriedades têm, provavelmente, maiores reservas legais, favorecendo a sobrevivência da espécie.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) um artigo científico
( ) um artigo explicativo
( ) um artigo de opinião
Questão 2 – De acordo com o texto, o guigó-da-caatinga:
( ) está desaparecido por quase 70 anos.
( ) corre o risco de extinção.
( ) vive em florestas ao leste e ao sul do Rio S. Francisco.
Questão 3 – Em “Extremamente ágil e silencioso, o guigó-da-caatinga […]”, o vocábulo grifado:
( ) intensifica as características do guigó-da-caatinga.
( ) define as características do guigó-da-caatinga.
( ) complementa as características do guigó-da-caatinga.
Questão 4 – No trecho “[…] conservadas para proteger as nascentes, no interior da caatinga baiana.”, o autor apresenta a finalidade:
( ) das florestas ao leste e ao sul do Rio S. Francisco.
( ) das reservas legais de fazendas.
( ) das “matas de cabeceira”.
Questão 5 – Na passagem “Seus grupos são unidades familiares normalmente formadas por quatro indivíduos […]”, o termo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) aparentemente
( ) comumente
( ) repentinamente
Questão 6 – Quando diz “Muito barulhento, principalmente de manhã […]”, o autor caracteriza:
( ) o guigó-da-caatinga.
( ) o macaco-prego-do-peito amarelo.
( ) o bugio-preto.
Questão 7 – A expressão “Callicebus barabarabrownae” aparece destacada porque:
( ) é pouco conhecida.
( ) é de origem estrangeira.
( ) foi escrita incorretamente.
Questão 8 – Na parte “Como a pecuária exige mais espaço […]”, o termo “Como” indica:
( ) um motivo
( ) um exemplo
( ) uma comparação
Questão 9 – No segmento “[…] estas propriedades têm, provavelmente, maiores reservas legais […]”, a palavra grifada exprime:
( ) uma certeza
( ) um desejo
( ) uma possibilidade
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
ME GUSTO MUCHO
Olá, Jaques!
Ficamos muito contentes com o fato de você ter gostado muito da atividade de interpretação!
Volte sempre!
Denyse