Início Série5º ano Interpretação de texto: Grilos – 5º ano

Interpretação de texto: Grilos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os grilos. São insetos ágeis, de tamanho pequeno a médio – variando, em geral, de um a três centímetros. Vamos conhecer melhor os grilos? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Grilos

    São insetos ágeis, de tamanho pequeno a médio – variando, em geral, de um a três centímetros – e que se alimentam essencialmente de outros insetos e plantas – por isso, são considerados onívoros. Dizemos “essencialmente” porque a versatilidade da alimentação desses insetos é enorme. Imagine que é possível criar algumas espécies em laboratório, usando ração de peixe e aveia, mas se forem oferecidas folhas de alface e restos de comida, eles também comem.

    Os grilos possuem antenas com mais de 30 partes e tão longas quanto seu corpo. Falando em corpo, o dos grilos é dividido em cabeça, tórax e abdome. No final do abdome, as fêmeas possuem uma estrutura longa e cilíndrica, chamada ovipositor, pela qual liberam os ovos já fecundados.

    Os grilos possuem tímpanos – órgãos semelhantes aos dos nossos ouvidos – que ficam localizados – acredite! – nas pernas anteriores. Uma outra característica curiosa desses animais é a produção de sons, embora nem todos os grilos possuam a habilidade de “cantar”. Somente os grilos que têm asas conseguem emitir o “cri-cri-cri”.

    E por uma razão muito simples: para produzir o som, é preciso esfregar uma asa na outra. Portanto, grilo sem asa não “canta”. Outro detalhe importante: apenas os machos são capazes de fazer o barulhinho.

Luiz Gustavo Souto Soares e Marcelo Ribeiro Pereira.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 176.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“São insetos ágeis, de tamanho pequeno a médio – variando, em geral, de um a três centímetros – e que se alimentam essencialmente de outros insetos e plantas – […]”

A que insetos o texto se refere?

 

Questão 2 – De acordo com o texto, os grilos têm uma alimentação:

(     ) restrita.

(     ) variada.

(     ) moderada.

 

Questão 3 – Em “[…] mas se forem oferecidas folhas de alface e restos de comida, eles também comem.”, o termo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 4 – Observe:

 “Os grilos possuem antenas com mais de 30 partes e tão longas quanto seu corpo.”

 Nessa passagem do texto, os autores revelam características dos grilos:

(     ) que se somam.

(     ) que se alternam.

(     ) que se contrastam.

 

Questão 5 – Pode-se afirmar que no trecho, “Falando em corpo, o dos grilos é dividido em cabeça, tórax e abdome.”, os autores:

(     ) narram.  

(     ) descrevem.

(     ) argumentam.

 

Questão 6 – Segundo os autores do texto, apenas “os grilos que têm asas conseguem emitir o ‘cri-cri-cri”. Por quê?

 

Questão 7 – O texto lido tem o objetivo de:

(     ) contar uma história sobre grilos.

(     ) debater um assunto sobre os grilos.

(     ) apresentar explicações sobre os grilos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário