Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os gigantes gelados. Os icebergs são blocos de gelo que se desprendem de geleiras existentes em áreas polares do planeta. Por isso, eles são comuns nos chamados oceanos glaciais: no Ártico, ao norte, e no Antártico, ao sul do planeta. E você sabe por que eles flutuam no oceano? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto “Gigantes gelados”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
Gigantes gelados
Na noite de 14 de abril de 1912, um navio afundou ao norte do oceano Atlântico. O nome dessa embarcação era Titanic. Você já deve ter ouvido falar da história desse acidente. Lembra por que o grande navio afundou? Vamos recordar: ele bateu em outro gigante, um gigante gelado, um iceberg.
Os icebergs são blocos de gelo que se desprendem de geleiras existentes em áreas polares do planeta. Por isso, eles são comuns nos chamados oceanos glaciais: no Ártico, ao norte, e no Antártico, ao sul do planeta.
Essas grandes massas de gelo são formadas de água doce, variam em seu tamanho e também em sua forma, podendo ser achatados ou pontiagudos. Sabe aquela expressão que diz “Isso é apenas a ponta do iceberg”? Ela se refere ao fato de que o pedaço que aparece de um iceberg, a ponta que fica fora da água, corresponde apenas a décima parte do seu tamanho.
A formação de um iceberg acontece assim: o movimento das ondas e o calor fazem aparecer rupturas nas geleiras. Os fragmentos que resultam dessas rupturas, como já vimos, são os próprios icebergs, que passam a flutuar pelo oceano. É isso mesmo, flutuar. Agora você deve estar se perguntando: um bloco de gelo gigante e pesado flutuando no oceano? Essa é boa! Isso é meio estranho…
Pois bem, isso acontece porque a densidade da água que forma um iceberg é menor que a densidade da água salgada do mar que o cerca. Na verdade, isso é uma característica do gelo: sua densidade (ou seja, a sua massa dividida pelo volume que ele ocupa) é menor que a da água. A flutuação do iceberg também pode ser explicada pelo Princípio de Arquimedes: “um corpo imerso em um líquido irá flutuar, afundar ou ficar neutro de acordo com o peso do líquido deslocado por este corpo”. Em outras palavras, o peso de todo o líquido que um iceberg desloca é maior que seu peso, o que faz com que ele flutue.
Gelados e pesados, esses gigantes seguem seu caminho flutuando pelos mares. Aos pouquinhos, vão se derretendo… Aos pouquinhos? Não mais. Em virtude do que hoje chamamos aquecimento global, ou seja, o aumento brusco da temperatura na superfície da Terra, esse processo de derretimento está acontecendo cada vez mais rápido. Imagina se todo esse gelo virar água em pouco tempo…
Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
( ) contar a história do Titanic.
( ) noticiar um fato sobre um iceberg.
( ) apresentar explicações sobre o iceberg.
Questão 2 – Na passagem “Os icebergs são blocos de gelo que se desprendem de geleiras existentes em áreas polares do planeta.”, a autora do texto define:
( ) os icebergs.
( ) geleiras.
( ) áreas polares do planeta.
Questão 3 – Na parte “Essas grandes massas de gelo são formadas de água doce, variam em seu tamanho e também em sua forma, podendo ser achatados ou pontiagudos.”, a autora:
( ) faz uma descrição dos icebergs.
( ) expõe uma opinião sobre os icebergs.
( ) levanta uma hipótese sobre os icebergs.
Questão 4 – Na frase “Essa é boa!”, a autora do texto empregou a linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Questão 5 – Em “[…] isso acontece porque a densidade da água que forma um iceberg é menor que a densidade da água salgada do mar que o cerca.”, a que fato o termo destacado se refere?
Questão 6 – Segundo o texto, o iceberg flutua no oceano porque:
( ) aos poucos ele vai se derretendo.
( ) o pedaço que fica fora da água é pequeno.
( ) a densidade do gelo é menor que a densidade da água salgada.
Questão 7 – No trecho “Em virtude do que hoje chamamos aquecimento global, ou seja, o aumento brusco da temperatura na superfície da Terra […]”, a expressão grifada introduz:
( ) uma oposição.
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.