Início Série5º ano Interpretação de texto: Gigante da floresta – 5º ano

Interpretação de texto: Gigante da floresta – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gigante da floresta. Um jequitibá-rosa com cerca de 40 metros de altura foi encontrado no Rio de Janeiro! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP04, EF15LP05, EF15LP10 e EF15LP15.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

 Gigante da floresta: jequitibá-rosa com 500 anos é encontrado no Rio de Janeiro

Árvore de 40 metros de altura foi localizada no Parque Estadual da Pedra Branca.

    Um verdadeiro gigante da natureza foi encontrado em meio à Mata Atlântica da zona oeste do Rio de Janeiro. Pesquisadores da Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica (EFMA) registraram um jequitibá-rosa (Cariniana legalis) com cerca de 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares, e sete metros de circunferência. A estimativa é de que o exemplar tenha aproximadamente 500 anos.

    A árvore monumental está localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro Guaratiba, a cerca de 200 metros de altitude. O acesso restrito ao local, dentro do chamado Sítio Jequitibá-Rosa, ajudou a garantir sua preservação.

    Além do gigante, o espaço abriga outros exemplares da espécie e uma impressionante diversidade de plantas típicas da Floresta da Pedra Branca.

    Segundo o biólogo Thiago Fernandes, da Fiocruz Mata Atlântica, o jequitibá-rosa é uma espécie exclusiva da Mata Atlântica e considerada ameaçada de extinção, devido à extração de madeira e à perda de habitat.

    “Estimamos que este jequitibá-rosa tenha cerca de 500 anos, mas é uma estimativa. Para calcular a idade com precisão, seria preciso coletar uma amostra de madeira e contar os anéis de crescimento, que se formam no tronco a cada ano. A idade desse exemplar foi estimada a partir da altura e do diâmetro do tronco, comparando com outros jequitibás de porte semelhante que já tiveram sua idade confirmada em estudos científicos”, diz.

    “A espécie está ameaçada principalmente pela extração de madeira e perda de habitat causada por desmatamento, expansão urbana, pecuária, mineração e turismo.” Para garantir a continuidade da espécie, a árvore foi marcada para coleta de sementes, que serão utilizadas na produção de mudas e reintrodução em áreas de floresta.

    “As sementes coletadas serão levadas para cultivo no horto da Fiocruz Mata Atlântica. A ideia é conservar a espécie fora do seu habitat. Se a espécie for extinta na natureza, ainda teremos exemplares em cultivo”, relata o biólogo.

Giovanna Adelle. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia>.
(Com corte e adaptação). Publicado em: 08 de outubro de 2025.

 

Questões 

Questão 1 – Segundo o texto, um “verdadeiro gigante da natureza foi encontrado em meio à Mata Atlântica da zona oeste do Rio de Janeiro”. Qual gigante da natureza?

 

 

Questão 2 – Quem encontrou o gigante da natureza?

 

 

Questão 3 – De acordo com o texto, o que ajudou a garantir a preservação da árvore gigante?

 

 

Questão 4 – Em “[…] o espaço abriga outros exemplares da espécie e uma impressionante diversidade de plantas típicas da Floresta da Pedra Branca.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Identifique no texto os fatores que ameaçam a existência da árvore encontrada:

 

 

Questão 6 – Conforme o texto, os pesquisadores:  

(     ) ainda determinarão a idade da árvore.

(     ) fizeram uma estimativa da idade da árvore.

(     ) calcularam com precisão a idade da árvore.

 

Questão 7 – No trecho “[…] a árvore foi marcada para coleta de sementes, que serão utilizadas na produção de mudas […]”, o vocábulo “para” estabelece a relação de:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 –  O segmento “As sementes coletadas serão levadas para cultivo no horto da Fiocruz Mata Atlântica.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário