Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gavião-de-penacho. Espécie de grande porte pode medir até 67 centímetros e vive em áreas extremamente preservadas. Vamos conhecer melhor esse gavião? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Gavião-de-penacho – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Gavião-de-penacho – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Gavião-de-penacho – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Gavião-de-penacho: conheça a ave de rapina ameaçada de extinção na Mata Atlântica
Espécie de grande porte pode medir até 67 centímetros e vive em áreas extremamente preservadas.
O gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) ocorre em todo o território nacional, mas está ameaçado de extinção na Mata Atlântica, apesar de não estar na lista nacional de espécies ameaçadas.
“É um gavião encontrado em florestas com alto grau de conservação ou com pouca alteração causada pelo homem. Também pode viver em clareiras, próximo de rios ou da borda da floresta. Como o gavião-de-penacho é uma espécie que vive a maior parte do tempo dentro da floresta, é ali também que vai caçar. Geralmente, utiliza poleiros altos, com pelo menos 15 metros de altura”, explica o biólogo especialista em aves, Luciano Lima.
O gavião-de-penacho é uma ave de grande porte, medindo de 58 a 67 centímetros. Os machos podem pesar cerca de um quilo e as fêmeas, um quilo e meio. Na coroa, possui um conjunto de penas que medem até 10 centímetros e formam um penacho preto.
No “cardápio” dos rapinantes, estão diversas espécies de aves, como araras, papagaios, maritacas, tucanos, inhambus, urus e pombas. Predam também mamíferos como gambás, serelepes, quatis e porcos-espinho.
“Répteis, como grandes lagartos, são capturados em menor número. Entretanto, a ave pode se adaptar ao ambiente e às presas que encontra. Existe um registro de um ninho em uma área de transição de Mata Atlântica e Cerrado, em Minas Gerais, onde a principal presa eram micos, abundantes na região”, conta Luciano.
[…]
Thaís Pimenta. “Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “É um gavião encontrado em florestas com alto grau de conservação ou com pouca alteração causada pelo homem.”, a que gavião o texto se refere?
Questão 2 – Observe:
“Como o gavião-de-penacho é uma espécie que vive a maior parte do tempo dentro da floresta, é ali também que vai caçar.”
O trecho destacado exprime:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 3 – No segmento “O gavião-de-penacho é uma ave de grande porte, medindo de 58 a 67 centímetros.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Na frase “Na coroa, possui um conjunto de penas que medem até 10 centímetros e formam um penacho preto.”, o termo sublinhado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – Segundo o texto, o gavião-de-penacho captura, em quantidade menor, espécies de:
( ) aves.
( ) répteis.
( ) mamíferos.
Questão 6 – Na parte “Entretanto, a ave pode se adaptar ao ambiente e às presas que encontra.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:
( ) “Porém”.
( ) “Por isso”.
( ) “Portanto”.
Questão 7 – O texto sobre o gavião-de-penacho foi construído com base:
( ) em um livro sobre aves.
( ) na experiência profissional da autora.
( ) em uma entrevista com um especialista.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.