Início Atividades Interpretação de texto: Frutas secas – 7º ano

Interpretação de texto: Frutas secas – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano, sobre as frutas secas. Você sabe por que as frutas secas são mais doces do que as frutas normais? Não? Então, vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto que explica direitinho as diferenças entre essas frutas! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Por que as frutas secas são mais doces?

    Tem gente que gosta delas no panetone, outros acham que combinam com o pão doce, há os que as preferem na farofa e até quem torça o nariz para elas em qualquer situação. Estamos falando das frutas secas. Gostando ou não, você já deve ter experimentado e percebido que elas são bem mais doces do que as frutas normais. Por que, hein?!

    Se uma mistura de água com açúcar é colocada para evaporar, com o tempo ela se torna mais viscosa e menos transparente porque o açúcar vai ficando mais concentrado.

    Com as frutas secas acontece algo parecido. Como o próprio nome diz, elas foram colocadas para secar e, assim, perderam água, ficando desidratadas. Acontece que, no processo de desidratação, somente a água é perdida pela fruta, o açúcar e outras substâncias continuam nela. Assim, sem água, ameixas, tâmaras, damascos, passas e outras frutas ficam mais doces.

    Agora, note bem: o que aumenta não é quantidade e, sim, a concentração de açúcar em uma porção menor de fruta, porque, desidratada, a fruta diminui de tamanho.

    Além de serem mais doces, as frutas secas têm outra diferença em relação às frutas normais: não apodrecem com a mesma rapidez. Como contém pouca água, um grande número de bactérias e microrganismos não se desenvolve e a fruta seca se conserva por mais tempo. Fora isso, perdendo apenas água, seus nutrientes são mantidos.

    Vale dizer, porém, que a água doce contida na fruta in natura é extremamente benéfica para o bom funcionamento do organismo. Então, nada de cortar as frutas frescas do cardápio. Mas eu bem que fiquei com vontade de comer uma uva-passa… Você, não?!

Sílvio José Ferreira de Souza. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 245. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento do texto:

“Tem gente que gosta delas no panetone, outros acham que combinam com o pão doce, há os que as preferem na farofa e até quem torça o nariz para elas em qualquer situação.”

A que o autor se refere no fragmento acima?

 

Questão 2 – Leia o que se afirma sobre as frutas secas:

I. As frutas secas perdem parte dos nutrientes com o processo de desidratação.

II. As frutas secas apresentam uma quantidade maior de açúcar após a desidratação.

III. As frutas secas são mais doces do que as frutas frescas, devido ao processo de desidratação.

Segundo o texto, está correto o que se afirma em:

(     ) III.

(     ) II e III.

(     ) I, II e III.

 

Questão 3 – Em “Como contém pouca água, um grande número de bactérias e microrganismos não se desenvolve e a fruta seca se conserva por mais tempo.”, o autor expõe:

(     ) a causa de a fruta seca se conservar por mais tempo.

(     ) a finalidade de a fruta seca se conservar por mais tempo.

(     ) a consequência de a fruta seca se conservar por mais tempo.

 

Questão 4 – No trecho “[…] um grande número de bactérias e microrganismos não se desenvolve […]”, o emprego do verbo no singular é:

(     ) proibido.

(     ) opcional.

(     ) obrigatório.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] a água doce contida na fruta in natura é extremamente benéfica para o bom funcionamento do organismo.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) explicar.

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 6 – No final do texto, a palavra “Então” poderia ser substituída por:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Conquanto”.

 

Questão 7 – O texto foi escrito em uma linguagem:

(     ) didática.

(     ) científica.

(     ) jornalística.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

2 comentários

Ednaldo 6 de agosto - 15:18

Texto para interpretação.

Responder
Denyse Lage Fonseca 9 de agosto - 12:13

Olá, Ednaldo!

Muito obrigada pela presença no Acessaber!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário