Início Atividades Interpretação de texto: Física e violino – o dueto – 7º ano

Interpretação de texto: Física e violino – o dueto – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o violino. A acústica do mais agudo dos instrumentos musicais de cordas friccionadas é estudada por físicos há muito tempo. Vamos saber mais a respeito da relação entre a ciência e o violino? Então, leia com atenção o interessante texto “Física e violino: o dueto”! Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                DATA:

PROF:                                                                                      TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Física e violino, o dueto 

    O que há de ciência no violino? Muito mais do que se imagina. A acústica do mais agudo dos instrumentos musicais de cordas friccionadas é estudada por físicos há muito tempo. Como os sons são produzidos, como eles se amplificam e como a madeira usada na variação influencia o som do instrumento são alguns dos aspectos estudados por cientistas.

    Graças às diversas contribuições de pesquisadores ao longo do tempo, hoje se sabe que, para confeccionar o arco, que faz as cordas vibrarem por fricção, a madeira ideal é a do pau-brasil, porque ela reúne as características mais adequadas de densidade, resistência e capacidade de manter a curvatura.

    Embora a amplitude da vibração das cordas do violino seja considerável, o som liberado para o ar é muito fraco. As cordas são muito finas e, ao vibrar, deslocam pequena quantidade de ar. Portanto, é necessário transferir essa vibração para uma superfície bem grande, de forma que esta, ao vibrar, desloque um volume apreciável de ar e aumente a intensidade do som. No violino, a peça que transfere as vibrações das cordas para a caixa acústica é o cavalete, e os grandes tampos dessa caixa são bastante eficientes para movimentar o ar das vizinhanças e aumentar a radiação do som, atuando da mesma forma que o cone de um alto-falante. No tampo superior da caixa acústica do violino há dois orifícios, na forma de um ‘f’ estilizado, com funções acústicas bem definidas.

    Muitas outras características do instrumento ajudam a compor sua sonoridade. São elas – e um bom intérprete, claro – que nos permitem apreciar o virtuosismo do violino. A compreensão de sua acústica ainda é um desafio nos dias de hoje.

“Revista Ciência Hoje”. Janeiro/fevereiro de 2010. p.1. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No segmento “A acústica do mais agudo dos instrumentos musicais de cordas friccionadas é estudada por físicos há muito tempo.”, a parte destacada: 

(     ) avalia o violino.

(     ) define o violino.

(     ) descreve o violino.

 

Questão 2 – Na frase “[…] é estudada por físicos há muito tempo.”, o verbo “haver” tem o sentido:

(     ) de “fazer”.

(     ) de “existir”.

(     ) de “acontecer”.

 

Questão 3 – Em “[…] para confeccionar o arco, que faz as cordas vibrarem por fricção, a madeira ideal é a do pau-brasil, porque ela reúne as características mais adequadas […]”, o trecho grifado:

(     ) explica o fato anterior.

(     ) conclui o fato anterior.

(     ) contradiz o fato anterior.

 

Questão 4 – Na oração “Como os sons são produzidos […]”, a palavra “como”:

(     ) aponta uma causa.

(     ) expressa uma comparação.

(     ) indica uma circunstância de modo.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] de forma que esta, ao vibrar, desloque um volume apreciável de ar e aumente a intensidade do som.”, o pronome “esta” retoma:

(     ) “pequena quantidade de ar”.

(     ) “vibração”.

(     ) “uma superfície bem grande”.

 

Questão 6 – Identifique a peça do violino que “faz as cordas vibrarem por fricção”:

(     ) o arco.

(     ) o cavalete.

(     ) a caixa acústica.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] os grandes tampos dessa caixa são bastante eficientes […]”, o termo “bastante” foi empregado para:

(     ) determinar o sentido de uma característica dos grandes tampos.

(     ) intensificar o sentido de uma característica dos grandes tampos.

(     ) complementar o sentido de uma característica dos grandes tampos.

 

Questão 8 – O texto “Física e violino, o dueto” é de natureza:

(     ) didática.

(     ) científica.

(     ) jornalística.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário