Atividade de interpretação de texto, indicada para estudantes do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com exercícios sobre o filme “O Bom Gigante Amigo”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: Filme “O Bom Gigante Amigo” – 5º ou 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Filme “O Bom Gigante Amigo” – 5º ou 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Filme “O Bom Gigante Amigo” – 5º ou 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O filme relata a história de Sophie (Ruby Barnhill), uma órfã que descobre por acaso a existência de um gigante (Mark Rylance). Ele captura a menina por sentir receio que ela espalhe sua existência para os humanos e a leva para sua terra. Lá ambos viverão muitas aventuras.
Questões
1) Organize as ações de acordo como elas aconteceram no filme enumerando-as de 1 a 5.
a) ( ) A menina vê o Gigante corre para debaixo das cobertas repetindo as frases: Jamais deixo a coberta , jamais eu abro a janela, jamais olho para trás das cortinas”, porém o Gigante a captura e a leva para sua terra.
b) ( ) A menina briga com alguns homens que estão bêbados gritando na janela do quarto e diz que vai ligar para a polícia.
c) ( ) A menina chega na casa do Gigante e é colocada pendurada em uma árvore.
d) ( ) A menina tenta fugir, porém o Gigante diz que ela não tem para onde ir a menos que saiba voar.
e) ( ) Sophie perde o sono e fica andando pelo orfanato até que ouve um barulho e abre a janela.
2) Assinale nas alternativas que apresentam as qualidades do Bom Gigante.
( ) doce
( ) meigo
( ) gentil
( ) bravo
( ) malvado
( ) adora comer crianças
3) Qual é o trabalho executado pelo Bom Gigante?
a) ( ) ele adora caçar crianças para comê-las.
b) ( ) ele caça bons sonhos para espalhar pela cidade.
c) ( ) ele passa as noites na cidade comendo restos de comida que as pessoas jogam no lixo.
d) ( ) ele passa as noites plantando vegetais.
4) BGA é o gigante menor entre todos os demais que vivem em sua terra, por isso ele:
a) ( ) é respeitado por todos os outros Gigantes.
b) ( ) é desprezado por todos os outros Gigantes.
c) ( ) não é respeitado pelos outros Gigantes, porque o chamam de “nanico”.
d) ( )não tem amizade com os outros Gigantes porque tem medo deles.
5) Sophie:
a) ( ) é uma menina enjoada e chata.
b) ( ) é uma menina que não tem pai nem mãe, é esperta, inteligente e teimosa e se torna a melhor amiga de BGA.
c) ( ) é uma menina que possui uma família muito rica e poderosa.
d) ( ) é uma menina medrosa.
6) Os Gigantes:
a) ( ) são cruéis, vivem praticando bullying com BGA e adoram comer crianças.
b) ( ) são seres adoráveis.
c) ( ) são vegetarianos não comem carne.
d) ( ) são seres que gostam de praticar o bem.
7) Sophie arma um plano para se livrar dos Gigantes. Qual é o plano da menina?
a) ( ) Pedir auxílio para a rainha da Inglaterra.
b) ( ) capturar os gigantes em um helicóptero.
c) ( )levar os gigantes para a terra dos sonhos.
d) ( ) enfrentar os gigantes e mandá-los para as masmorras do castelo.
8) Como os Gigantes são vencidos? Relate.
9) Como termina o filme? Relate.
10) Escreva qual cena do filme você mais gostou, em seguida, pinte as imagens presentes na atividade. Capriche!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras