Atividade de interpretação de texto, proposta para estudantes do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre o filme “A Bailarina”.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Filme “A Bailarina” – 5º ou 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Filme “A Bailarina” – 5º ou 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Filme “A Bailarina” – 5º ou 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Filme: A Bailarina
Paris, 1869. Uma menina sonhadora e órfã toma uma atitude arriscada para conseguir o que quer. Foge para Paris para realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá ela decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras.
www.adorocinema.com
Questões
1) Qual era o grande sonho de Félicie ?
R:
2) Após Félicie e Victor quebrarem os pratos do orfanato o que acontece com ambos?
a) Victor fica de castigo e Felicie ouve um sermão da Madre Superiora sobre sonhos.
b) Félicie fica de castigo e Victor ouve um sermão da Madre Superiora.
3) Explique quem planeja a fuga do orfanato? E o que acontece quando eles chegam em Paris?
R:
4) Escreva abaixo os nomes das personagens de acordo com suas falas:
Madre Superiora
Félicie
Victor
Odette
Camille
a) ”Félicie eu sei que você tem um sonho. O mundo todo tem um sonho, mas enfie uma coisa na cabeça:sonhos não são realidade, sonhos devem ser enterrados, porque a vida é dura, brutal e sem piedade.”
R:
b) ”Para com essa cara emburrada!”
R:
c) ”Você ia fugir daqui sem mim!”
R:
d) ”Eu não estava roubando.Eu estava olhando a bailarina.”
R:
e) ”Boa tentativa,mas odeio crianças,principalmente órfãs.”
R:
f) ”Estava admirando a maior bailarina que você já viu. Não é mesmo ratinha?
R:
g) ”Não devemos desistir de nossos sonhos.”
R:
5) Como Félicie faz para realizar seu sonho, ou seja, entrar para a escola de balé?
R:
6) Após entrar para a escola de balé, Félicie não demonstra ser uma boa bailarina, porém , ela desiste do seu sonho? Explique.
R:
7) O que acontece quando descobrem a identidade falsa de Félicie?
a) Félicie tem uma chance de continuar nas audições, porque se mostrou uma grande promessa e trabalhou muito duro mostrando dedicação.
b) Apesar de ter se dedicado bastante, por ter mentido Félicie é expulsa das audições no Ópera.
8) Quem ajuda Félicie a realizar seus sonhos? Comente sobre a história dessa personagem.
R:
9)Coloque (F) para falso e (V) para verdadeiro.
a) ( )Félicie consegue realizar o sonho de dançar o “Quebra Nozes”.
b) ( ) Camille demonstra ser uma menina honesta , apesar de viver humilhando Félicie.
c) ( )Victor consegue arrumar um emprego e tem a chance de lutar para conseguir realizar o sonho de ser um grande inventor.
d) ( )Camille é expulsa das audições.
e) ( )Apesar de lutar para realizar seu sonho, Félicie não é uma menina corajosa e destemida.
10) Comente qual cena do filme você mais gostou?
R:
11) Qual é a grande lição que o filme transmite?
R:
12) Pinte as personagens a seguir, mas antes elabore frases utilizando os adjetivos ao lado: corajosa, destemida, sonhadora, vencedora, esnobe, talentosa.
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
1 comentário
Gostaria de atividades de Geografia e história dos anos: 2° 3° 4° e 5°. Obrigada, parabéns para todos! Contribui muito essas atitudes.