Início Atividades Interpretação de texto: Filme “A Bailarina” – 5º ou 6º ano

Interpretação de texto: Filme “A Bailarina” – 5º ou 6º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação de texto, proposta para estudantes do quinto ou sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre o filme “A Bailarina”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Filme: A Bailarina

    Paris, 1869. Uma menina sonhadora e órfã toma uma atitude arriscada para conseguir o que quer. Foge para Paris para realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá ela decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras.

www.adorocinema.com

 

Questões

1) Qual era o grande sonho de Félicie ?

R:

 

2) Após Félicie e Victor quebrarem  os pratos do orfanato o que acontece com ambos?

a) Victor fica de castigo e Felicie ouve um sermão da Madre Superiora sobre sonhos.

b) Félicie fica de castigo e Victor ouve um sermão da Madre Superiora.

 

3) Explique quem planeja a fuga do orfanato? E o que acontece quando eles chegam em Paris?

R:

 

4) Escreva abaixo os nomes das personagens de acordo com suas falas:

Madre Superiora

Félicie

Victor

Odette

Camille

a) ”Félicie eu sei que você tem um sonho. O mundo todo tem um sonho, mas enfie uma coisa na cabeça:sonhos não são realidade, sonhos devem ser enterrados, porque a vida é dura, brutal e  sem piedade.”    

R:

b) ”Para com essa cara emburrada!”        

R:

c) ”Você ia fugir daqui sem mim!”           

R:

d) ”Eu não estava roubando.Eu estava olhando a bailarina.”  

R:

e) ”Boa tentativa,mas odeio crianças,principalmente órfãs.”  

R:

f) ”Estava admirando a maior bailarina que você já viu. Não é  mesmo ratinha?

R:

g) ”Não devemos desistir de nossos sonhos.” 

R:

 

5) Como Félicie faz para realizar seu sonho, ou seja, entrar para a escola de balé?

R:

 

6) Após entrar para a escola de balé, Félicie não demonstra ser uma boa bailarina, porém , ela desiste do seu sonho? Explique.

R:

 

7) O que acontece quando descobrem a identidade falsa de Félicie?

a) Félicie tem uma chance de continuar nas audições, porque se mostrou uma grande promessa e trabalhou muito duro mostrando dedicação.

b) Apesar de ter se dedicado bastante, por ter mentido Félicie é expulsa das audições no Ópera.

 

8) Quem ajuda Félicie a realizar seus sonhos? Comente sobre a história dessa personagem.

R:

 

9)Coloque (F) para falso e (V) para verdadeiro.

a) (   )Félicie consegue realizar o sonho de dançar o “Quebra Nozes”.

b) (   ) Camille demonstra ser uma menina honesta , apesar de viver humilhando Félicie.

c) (   )Victor consegue arrumar um emprego  e tem a chance de lutar para conseguir realizar o sonho de ser um grande inventor.

d) (   )Camille é expulsa das audições.

e) (   )Apesar de lutar para realizar seu sonho, Félicie não é uma menina corajosa e destemida.

 

10) Comente qual cena do filme você mais gostou?

R:

 

11) Qual é a grande lição que o filme transmite?

R:

 

12) Pinte as personagens a seguir, mas antes elabore  frases utilizando os adjetivos  ao lado: corajosa, destemida, sonhadora, vencedora, esnobe, talentosa.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

 

1 comentário

Cali Leal 5 de novembro - 12:06

Gostaria de atividades de Geografia e história dos anos: 2° 3° 4° e 5°. Obrigada, parabéns para todos! Contribui muito essas atitudes.

Responder

Deixe um Comentário