Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma família unida. Trata-se da família dos patos-mergulhões! Vamos conhecê-los melhor? Então, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Família unida – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Família unida – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Família unida – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Família unida
Os patos-mergulhões têm plumagem discreta. A cabeça e o pescoço são bem escuros, com reflexo esverdeado e um lindo penacho, que é maior nos machos. O corpo é cinza, com detalhes castanhos. Peito, abdômen e asas têm algumas penas brancas, enquanto os pés são vermelhos. Na água, nadam que é uma beleza, graças às membranas que têm entre os dedos, facilitando o deslocamento.
O macho e a fêmea são muito unidos e escolhem uma parte do rio para viverem. Mas não é fácil observá-los porque se camuflam muito bem no ambiente. Ao menor sinal de perigo, saem voando ou nadando velozmente. Em situações extremas, mergulham e reaparecem bem longe, exceto quando o casal está com filhotes pequenos. Aí, não abandonam a família, nadam e chamam as crias, evitando deixá-las sozinhas.
Família unida parece ser o lema do pato-mergulhão, que cuida mesmo muito bem dela. Para ter seus filhotes, o casal faz o ninho em oco de árvores, rochas ou em barrancos à beira do rio. O local escolhido costuma ser o lar da família por vários anos. Ali são colocados até oito ovos, com intervalos de um a dois dias. […]
Quando nascem, os filhotes ficam apenas um dia no ninho. Na manhã seguinte, já saltam para nadar no rio. Assim, toda a família fica reunida e os pais podem protegê-los dos seus principais predadores, lontras e aves de rapina.
Como passa boa parte da vida nos rios, o pato-mergulhão necessita de água limpa. É da água que a espécie retira o seu alimento: peixes, como o lambari, que capturam com seu forte bico, em longos mergulhos.
A poluição das águas e a retirada da vegetação próxima aos rios são os principais problemas ambientais que ameaçam a sobrevivência do pato-mergulhão. Quando determinada área onde mora é desmatada, a terra que está em volta corre para dentro do rio, é o chamado assoreamento. A água – que muitas vezes já está poluída – misturada com terra fica turva e escura, o que dificulta a captura de peixes pela ave. Sem água limpa e sem alimento, esse animal pode desaparecer do planeta.
Sávio Freire Bruno e Ana Luiza Mello.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 211.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes e adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem abaixo, há um adjetivo que exprime uma opinião dos autores. Grife-o:
“A cabeça e o pescoço são bem escuros, com reflexo esverdeado e um lindo penacho […]”
Questão 2 – O trecho “O corpo é cinza, com detalhes castanhos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – O que significa dizer que os patos-mergulhões “se camuflam muito bem no ambiente”?
Questão 4 – Na parte “[…] saem voando ou nadando velozmente.”, o termo sublinhado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 5 – Em “[…] nadam e chamam as crias, evitando deixá-las sozinhas.”, “las” retoma:
Questão 6 – Segundo o texto, o pato-mergulhão alimenta-se de:
( ) “lontras”.
( ) “aves de rapinas”.
( ) “peixes, como o lambari”.
Questão 7 – Na frase “Como passa boa parte da vida nos rios, o pato-mergulhão necessita de água limpa.”, o vocábulo “Como” introduz um fato que:
( ) é a causa de outro.
( ) é comparado a outro.
( ) é um exemplo de outro.
Questão 8 – No segmento “Sem água limpa e sem alimento, esse animal pode desaparecer do planeta.”, os autores do texto:
( ) fazem um alerta.
( ) dão um conselho.
( ) expressam um desejo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.