Interpretação de texto, gênero fábula “O colibri na floresta em chamas”, destinada aos estudantes inseridos no 6º ano. As atividades abordam as características específicas da fábula, bem como os diferentes recursos linguísticos utilizados na construção do referido gênero.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: O colibri na floresta em chamas – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O colibri na floresta em chamas – 6º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O colibri na floresta em chamas – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia, com muita atenção, a fábula a seguir:
Certa vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.
O pássaro foi até o rio próximo, pegou uma gota de água, sobrevoou a floresta em chamas e lançou a gota que carregava no bico. Enquanto ele ia e vinha, os outros animais lhe perguntavam: “O que você está fazendo? Você não pode fazer nada; você é muito pequeno e este incêndio é muito grande”. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.
Mas o colibri estava convencido de que podia apagar o incêndio e continuou jogando pequenas gotas nas chamas que consumiam as árvores.
Ao final, diante da floresta queimada, o colibri disse que tinha feito o melhor que podia. Se todos fizerem a sua parte, é possível salvar a floresta.
(Revista “Semeando”, 2009, p.38.)
Questão 1 – A fábula se caracteriza por apresentar, como personagens, os animais. Porém, os comportamentos deles são relativos aos seres humanos. Identifique os personagens da fábula e os tipos de pessoas que eles representam.
Questão 2 – Identifique e explique a moral da história:
Questão 3 – A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade de cada um deles, numerando conforme orientação:
- Primeiro parágrafo.
- Segundo parágrafo.
- Terceiro parágrafo.
- Quarto parágrafo.
____ Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.
____ Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta.
____ Contar a atitude do colibri diante do incêndio.
____ Apresentar o problema que se iniciava na floresta.
Questão 4 – Releia esta passagem da fábula:
“[…] você é muito pequeno e este incêndio é muito grande. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.”
Identifique o efeito de sentido expresso pela conjunção “e” no contexto acima:
Questão 5 – Justifique o emprego das aspas no texto:
Questão 6 – Foram utilizados os seguintes termos para a referência ao personagem principal da fábula, o colibri, exceto:
a) o pássaro
b) um pequeno colibri
c) ele
d) o animal
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
8 comentários
Muito encantadora a fábula do colibri.
JA UTILIZO E ADAPTO AS ATIVIDADES DO SITE HÁ ALGUM TEMPO E ELAS TÊM ME AJUDADO MUITO NO DIA A DIA NA SALA DE AULA , POIS NEM SEMPRE TEMOS TEMPO SUFICIENTE PARA ELABORAR TODAS AS ATIVIDADES A PARTIR DO ZERO. MUITO OBRIGADA POR SUAS CONTRIBUIÇÕES .
Olá, Ana Cláudia!
Muito nos motiva e nos alegra o fato de as nossas atividades estarem contribuindo!
Agradecemos o registro de sua preciosa mensagem!
Volte sempre!
Denyse
Assunto bastante sério!
Excelente material
Oi, Inês!
Alegra-nos a sua opinião tão positiva sobre a atividade!
Excelente é ter a sua presença aqui!
Volte sempre!
Denyse
Seu material é excelente e tem me ajudado bastante.
Só tenho a te agradecer.
Oi, Valquíria!
Suas palavras sobre o material nos lisonjeiam e nos motivam demais!
Muito nos honra o fato de estarmos ajudando bastante!
Agradecemos as suas valiosas palavras!
Volte sempre!
Denyse