Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Da Janela”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse espetáculo infantil que brinca com inclusão e mostra que toda diferença é potência? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03 e EF15LP04.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Espetáculo Da Janela – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Espetáculo Da Janela – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Espetáculo Da Janela – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Da Janela”
Três crianças, uma vila e muitas formas de se comunicar: espetáculo infantil brinca com inclusão e mostra que toda diferença é potência.
O espetáculo infantil “Da Janela” chega a São Paulo para contar uma história cheia de amizade, descobertas e muita inclusão. A peça estreia no dia 26 de julho, no Teatro Multiplan, e fica em cartaz até 17 de agosto.
O diferencial? Recursos de acessibilidade, como LIBRAS e descrição poética das cenas, fazem parte da própria dramaturgia, garantindo que crianças com diferentes necessidades possam curtir a história juntas.
Na trama, Malu, Nina e Cadu são vizinhos que se conhecem pelas janelas de suas casas e começam a criar uma amizade cheia de aprendizados sobre as diferenças. Malu narra tudo o que acontece para quem não enxerga, enquanto Nina, que é surda, ensina jeitos de se comunicar sem usar palavras.
O espetáculo traz ainda a intérprete Thamires Ferreira em cena, mostrando que LIBRAS pode fazer parte da história, e não só ficar em um cantinho do palco.
Além disso, o espetáculo oferece fones abafadores para quem tem sensibilidade auditiva e apoio para pessoas neurodivergentes e com mobilidade reduzida. Tudo isso faz de “Da Janela” uma experiência teatral feita para todo mundo, mostrando que inclusão pode ser leve, divertida e cheia de sentido — uma ótima oportunidade para crianças e famílias vivenciarem o verdadeiro sentido da diversidade.
Esther Zolfan Vizzone. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/gira/espetaculo-da-janela-teatro-multiplan-sp/>. Publicado em: 22 de julho de 2025. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] espetáculo infantil brinca com inclusão e mostra que toda diferença é potência.”
A que espetáculo infantil o texto se refere?
Questão 2 – Quando será o espetáculo?
Questão 3 – Onde acontecerá o espetáculo?
Questão 4 – O trecho “Recursos de acessibilidade, como LIBRAS e descrição poética das cenas, fazem parte da própria dramaturgia […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 5 – De acordo com o texto, no espetáculo, quem “narra tudo o que acontece para quem não enxerga”?
( ) Nina.
( ) Malu.
( ) Cadu.
Questão 6 – Segundo o texto, “o espetáculo oferece fones abafadores” para as pessoas:
( ) neurodivergentes.
( ) com mobilidade reduzida.
( ) com sensibilidade auditiva.
Questão 7 – Observe:
“[…] uma experiência teatral feita para todo mundo, mostrando que inclusão pode ser leve, divertida e cheia de sentido […]”
Identifique o vocábulo que exprime a ideia de soma nesse segmento:
Questão 8 – Na passagem “[…] uma ótima oportunidade para crianças e famílias vivenciarem o verdadeiro sentido da diversidade.”, o texto:
( ) faz um convite.
( ) propõe um debate.
( ) dá uma orientação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






